Viva a cultura popular! É o tema que vai reger as três do Festival Folclórico do Boi Bumbá Caprichoso em 2012. O anuncio foi feito na manhã desta terça-feira (03) pela Presidente Márcia Baranda, que anunciou também as dezenove toadas oficias que foram selecionadas para o CD.
A presidenta disse que a cultura popular é o antigo e o novo, a fé, a tradição, as pastorinhas, a capoeira e todas as manifestações culturais de Parintins e do Brasil. O pesquisador do Conselho de Arte Edwander Batista, explicou que o Caprichoso vai focar suas apresentações nos cem anos da cultura parintinense.
"
Faremos ecoar de Parintins, um grito de reverência a todas as manifestações culturais, em que todos os Brasis estarão presentes, que vai da nossa devoção, ao nosso símbolo maior desta festa que é o Boi-bumbá Caprichoso, o tesouro vivo do Norte do Brasil", ressaltou.
As manifestações culturais de Parintins fizeram parte da apresentação iniciada com a fé e a devoção, elementos que caracterizam a crença popular do povo parintinense que foram essenciais para provocar a emoção na abertura do evento com a chegada do andor de Nossa Senhora do Carmo conduzido por artistas, raça azul e os marianos da Diocese de Parintins, ao som da voz do levantador de toadas David Assayag e o apresentador Junior Paulain, que saudaram a Virgem do Carmelo com a música "
Nossa Senhora".
O Padre Marco Aurélio abençoou trabalhadores, artistas, presidência e todos que integram a nação Caprichoso e que iniciam a nova temporada bovina de 2012. "
Que a agremiação Caprichoso possa exercer seu trabalho com dignidade, sabedoria, que os serviços sejam para favorecer a fraternidade na nação azul e branca, que Deus abençoe a vida de cada participante desde itens, trabalhadores e patrocinadores", abençoou.
Também se apresentaram o grupo de capoeira Porto de Minas, com alunos da Escola de Arte irmão Miguel de Pascalle, as Pastorinhas Filhas de Davi, Caprichoso miniatura, encerrando com o Boi Caprichoso, Marujada de Guerra, Grupo Azul e Branco, com uma grande festa popular.
As toadas classificadas são:
1 -Viva a cultura Popular – Guto Kawakamy - Geovane Bastos Adriano Aguiar
2 – Azul do Meu Brasil – Adriana Cidade
3 – Universo de Amor – Ademar Azevedo - Mauricio Filho
4 – Filhos da Mundurukânia – César Moraes
5 – Balançoo Popular – Adriano Aguiar
6 – Rufar do Tambor – Rozinaldo Carneiro
7 – Sensibilidade – Adriano Aguiar - Geovane Bastos
8 – Folguedo Caprichoso – Rozinaldo - Carneiro
9 – Virgem do Carmelo – César Moraes - Rossy do Carmo
10 – Garra de Marujeiro – Rozinaldo Carneiro - Alder Oliveira
11 – Mai Marakã – Geovane Bastos - Adriano Aguiar
12- A Mística Xinguana – Paulinho Dú sagrado
13 – Paikicés Munduruku – Ademar Azevedo - Mauricio Filho
14 – Sabedoria Ancestral –César Moraes
15 – Farinhada – Erick Valente - Toty Navegante
16 – Cabocla – Alder Oliveira - Marcos Lima
17 – Ritual Tariana – Geovane Bastos - Adriano Aguiar
18 – Superação Caprichoso – Guto Kawakamy- Geovane Bastos - Michel Trindade
19 – Morceganjo – Ademar Azevedo - Mauricio Filho