O show dos astros do bumbá será encenado num palco alegórico-temático instalado no centro da arena e que conterá 28 peças, entre módulos de fundo, laterais e frontais, lança, guindastes e rampa. Algumas peças alegóricas medirão 18 metros de altura
Cinco anos após a transmissão do Festival Folclórico de Parintins, a
TV A CRÍTICA retorna a Ilha Tupinambarana para fazer o que sempre gostou: falar de boi. No dia 28 de janeiro, a emissora irá produzir a gravação ao vivo do
CD e DVD do boi Garantido 2012, “
no show Tradição”, como está sendo denominado pelos organizadores. O megaespetáculo será realizado no Bumbódromo, num cenário que terá 936 metros quadrados, em vários níveis de elevação e com visão de 240 graus para quem estiver no anfiteatro.
A arena e as duas arquibancadas do Bumbódromo deverão ser ocupadas pela galera vermelha e branca. O lado destinado ao povão será liberado. A concepção, produção e direção do evento assinada pelo boi Garantido promete sacudir as estruturas da cidade.
O show dos astros do bumbá será encenado num palco alegórico-temático instalado no centro da arena e que conterá 28 peças, entre módulos de fundo, laterais e frontais, lança, guindastes e rampa. Algumas peças alegóricas medirão 18 metros de altura.
“
O palco terá vários níveis de rampa para que o artista interaja melhor com a galera. Haverá espaço para a batucada, banda musical e coreógrafos. O Comando Garantido estará posicionado dentro de uma área do próprio palco, num fosso e a galera poderá tomar conta das demais áreas da arena, para acompanhar de perto o espetáculo”, explica o diretor de cenotécnica, Junior de Souza, que é artista do boi e membro da Comissão de Artes.
A aferição da acústica do Bumbódromo foi realizada pelo engenheiro de áudio Bill Reinikova, responsável pela produção do CD e DVD Tradição 2012. Serão instalados no anfiteatro microfones supersensíveis para captação de áudio da melhor qualidade.
No domingo, uma equipe da TV A CRÍTICA, esteve em Parintins e reuniu com a diretoria do Garantido. Na sala da Comissão de Artes eles conheceram o todo o projeto e depois visitaram o Bumbódromo. A programação consta que nos dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro serão realizados ensaios técnicos, na arena, com os itens oficiais e todo o contingente de artistas da produção do espetáculo.
“
Serão 600 componentes que participam do show e mais 200 pessoas envolvidas na produção. Os ensaios técnicos no Bumbódromo serão de portões fechados”, disse o diretor-geral do show, Fréd Goés, que também é coordenador da Comissão de Artes. A montagem do palco começará no dia 22.
O teatrólogo Chico Cardoso, e também membro da Comissão do boi, define três momentos coreográficos que chamarão a atenção do público. Vai ser a encenação das toadas Ameríndia ( Enéas Dias), Arãtareimo ( Demétrios Haidos, Geandro Pantoja e Náferson Cruz)e DNA Caboclo (Eneás Dias/Márcia Santos).
No repertório que traz 20 toadas inéditas, a galera ganhará ainda músicas bônus: vermelho(Chico da Silva) e Lamento de Raça (Emerson Maia). A festa será recheada de efeitos pirotécnicos e especiais. Além de Sebastião Junior, levantador de toadas; o apresentador Israel Paulain; o amo boi, Tony Medeiros e a cantora Márcia Siqueira farão participações especiais.
Equipamentos de última geraçãoA
TV A CRÍTICA irá utilizar equipamentos Full HD (Full High Definition), de última geração, na captação de imagens da festa. “
Vamos utilizar equipamentos de alta definição total, câmeras, gruas, trilhos e até helicóptero. Vamos chegar uma semana antes, com 25 profissionais, para produzirmos também os extras do DVD”, disse a coordenadora de projetos especiais da emissora, Gisele São Thiago.
Além de Gisele, Gilberto Piranha, coordenador operacional e Henrique Salazar, coordenador técnico, visitaram o Bumbódromo, na companhia de diretores da agremiação folclórica, a fim de montarem o planejamento estratégico de gravação do CD/DVD.