Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

TV A Crítica sugere nova data no calendário de eventos dos bumbás de Parintins

31/01/2012, Jornal A Crítica

O show de gravação do DVD do Garantido, realizado no sábado à noite, ao vivo no Bumbódromo, abrirá uma nova janela de fomento ao turístico de Parintins. A declaração é do diretor-presidente da TV A CRITICA, Dissica Calderaro.

Dissica Calderaro, diretor-presidente da TV A Crítica (Marcelo Cadilhe)

Ele propôs que, em 2013, a Prefeitura de Parintins, a Secretaria de Cultura do Estado (SEC) e os dirigentes dos bois Garantido e Caprichoso definam um calendário de eventos que estejam inseridos a gravação dos DVDs dos bumbás. Dissica defende uma semana para a gravação do produto áudio visual destinado ao azul e a outra dedicada ao vermelho, a partir do ano que vem.

Nesta entrevista, o diretor diz que agregar o “produto DVD”, ao calendário turístico, é o modelo de atrativo para novos patrocinadores e de se manter economia do município aquecida. Calderaro declarou-se um apaixonado pelo boi-bumbá e admirador incontestável do povo parintinense.

Este ano, a TV A CRÍTICA, emissora afiliada a Rede Record de Televisão, gravou o DVD do Garantido, utilizando equipamentos de alta definição de imagem. “O talento a e criatividade do povo, dos artistas de Parintins é inexplicável, incomparável, inigualável”, afirmou Dissica Calderaro. Confira a entrevista na integra.

Que mudanças a gravação do DVD do boi Garantido, produzido ao vivo no Bumbódromo, vai levar para Parintins?

Talvez o Garantido não tenha a idéia do que fez. Conversei com o presidente Telo (Pinto) e quando a gravação do DVD foi planejada, para o Bumbódromo, não se tinha a dimensão do que estamos vivenciando agora. Parintins acaba de ganhar uma nova data. E agora os bois precisam se organizar e a estabelecer uma data para que esse evento cresça.

Esse novo “produto”, com a participação do Caprichoso e do Garantido, tem que acontecer a partir do ano que vem. Mas esse planejamento precisa ser efetivado agora, porque depois chega o festival e esta oportunidade pode se perder.

Você fala em inserir a gravação dos DVDs dos bois no calendário turístico do município?

Sim. É uma necessidade, pelo que vimos no movimento das ruas, da economia aquecida e assistimos no Bumbódromo, com a festa que o Garantido proporcionou. Os bois precisam agora discutir com o Governo do Estado, a SEC e a Prefeitura para definir datas, como já fizeram em seminários, para as duas agremiações. Que seja, por exemplo, uma semana para a gravação do Caprichoso e a outra do Garantido, definida por sorteio, com os ensaios e a festa de gravação do DVD. Isso vai atrair turistas, e as pessoas irão se programar para vir a Parintins.

Qual seria a data ideal para a gravação dos DVDs dos bois?

Tudo precisa ser discutido antecipadamente. Pode ser até em novembro ou dezembro, no Natal, os bois é que definem. Mas é preciso que as datas sejam estabelecidas para que as pessoas se programem, se planejem, para vir a Parintins. Com isso as pessoas compram passagem, vão em busca de hotel e aquecem a economia em tudo.

Com a festa do Garantido não tinha mais passagem aérea, barcos e os hotéis ficaram lotados. O povo quer vir pra cá. Quem não quer dizer que veio a Parintins para gravação do DVD? Todo mundo quer. Da nossa parte, estamos trabalhando para apresentar um DVD em excelência de qualidade. E as pessoas que hoje vieram à festa no Bumbódromo vão viajar para as suas cidades e fazer divulgação desse espetáculo. Não tem um amazonense que não ame e não queira o bem de Parintins. Porque isto aqui empolga, por ser uma festa única. Não sei de onde sai tudo isso, queria ser um historiador para explicar. Mas o talento e a criatividade deste povo, dos artistas de Parintins é  incomparável, inigualável, inexplicável.

A TV A CRITICA irá apresentar esta proposta aos bois?

Estamos abertos a colaborar, a sugerir a proposta para ao engrandecimento da festa. Mas vai depender mais dos dirigentes dos bois em levar a proposta as autoridades e credenciar as datas no calendário turístico de Parintins.

Como a TV  A CRÍTICA se envolveu na festa de gravação do DVD do Garantido?

Recebemos o convite do presidente do Garantido e aceitamos. A TV A CRÍTICA, tem história nesta festa. Fomos a primeira emissora de TV a transmitir ao vivo Parintins o Festival Folclórico, há 25 anos e pioneiros na divulgação do evento pelas páginas do Jornal A CRÍTICA. E agora somos a primeira emissora de TV a gravar um DVD de boi, no Bumbódromo, dentro da arena da festa. Isso nos deixa honrados e muitíssimo orgulhosos pode poder dizer que contribuímos para que isso acontecesse, que demos o ponta pé inicial.

Temos uma equipe que gosta do que faz e ama e é apaixonada pelos bois e pelo Festival de Parintins. Temos experiência em cobertura do festival e compreendemos a festa. Não dá, por exemplo, para cortar a transmissão do boi, no momento da aparição de um item. Não se corta a transmissão de um desfile de escola de samba. Não olhamos a festa como oportunidade de fazer dinheiro, virar as costas e no dia seguinte ir embora. Fazemos porque temos amor por Parintins e comprometimento com a festa.

A TV A CRITICA irá participar da licitação do Governo ano que vem para transmitir o Festival?

Este ano, ao final do Festival Folclórico, encerrará o contrato de exclusividade de transmissão da festa e obviamente a TV A CRÍTICA e as outras emissoras irão participar. A TV A CRÍTICA se colocará a disposição dos bois para implementar um projeto que possa somar com Parintins, como sempre fizemos.