Desenhista, figurinista e membro da Comissão de Artes, Roberto Ferreira, foi promovido à artista de ponta de alegoria e após 17 anos, Jair Mendes Filho, retorna a elite de ponta do Garantido
O presidente do Boi do Povão, Telo Pinto, anuncia a ampliação do número de artistas de ponta do Garantido que vão atuar na execução das alegorias do projeto “
TRADIÇÃO” visando à conquista do bi campeonato, no festival folclórico de 2012. As mudanças envolvem a parte de criação no setor das estruturas alegóricas.
O desenhista, figurinista e membro da Comissão de Artes, Roberto Ferreira Reis, foi promovido à artista de ponta de alegoria. Após 17 anos, Jair Mendes Filho, retorna a elite de ponta do Garantido.
Roberto Reis tem 32 anos é membro da Comissão de Artes desde 1999 e é responsável pela criação das fantasias de movimentos dos itens como Pajé, Cunhã-poranga, Rainha do Folclore e Sinhazinha. No Carnaval de 2012, foi artista da Associação Grêmio Recreativo Solidariedade, da cidade de Macapá, no Amapá.
Jairzinho Mendes teve os primeiros contatos com a arte no boi do Povão, na década de 80, quando criança tornou-se o braço direito do pai Jair Mendes, auxiliando nas esculturas e pinturas. No inicio da década de 90 foi promovido à artista. Jairzinho destaca os festivais folclóricos de 1992 a 1995 como marcantes na passagem dede no Garantido. Em 2012, Jairzinho foi o escultor da escola de Samba “
Águia de Ouro” no Carnaval de São Paulo.
Segundo Telo Pinto oportunizar novos talentos, como Roberto Reis, no segmento máximo da agremiação, faz parte do projeto de governo, adotado pela atual diretoria na campanha de 2009. Segundo ele, o retorno de Jairzinho contempla o cronograma de trabalho a ser desenvolvido durante a realização do espetáculo no bumbodrómo.
O vice-presidente Marco Aurélio de Medeiros, por telefone de Manaus, disse não duvidar do potencial de Roberto Reis e Jairzinho Mendes como fazedores de artes. Marco Aurélio deseja sorte aos dois artistas que mostram humildade e seriedade na função pela qual foram indicados.
Para o diretor administrativo Osório Melo a atual diretoria valoriza os artistas de ponta e desde 2009 busca a unidade, aproximando os artistas, diretores e Comissão de Artes.
O coordenador de estruturas alegóricas e membro da Comissão de Artes, Junior de Souza explica que o boi Garantido tem um formato e projeto diferente a cada festival, e o tema “
TRADIÇÃO” é planejado e não será revelado, antes ou durante, mas nas três noites de apresentação do boi de arena no bumbodrómo.
Na avaliação dele a diretoria acerta em fazer as reformulações. “
Isso vem somar com os grandes artistas do Garantido. O Garantido costuma dar oportunidade há todos que chegam intencionados a crescer e mostrar talento o boi estar aberto. Fica a máxima que o Garantido é a universidade do folclore. O boi tem limites para os artistas de ponta, mas também dentro dos galpões tem auxiliares a altura em assumir como artista de ponta”, diz Souza.
Os artistas Junhão Feijó, Antonio Cansanção, Jonathas Marinho o Joinha e José Trindade, que atuaram nas escolas de Samba Unidos da Vila Maria, Tom Maior, Carnaval de São Paulo e Grande Família de Manaus respectivamente, Ailton Teixeira, Amarildo Teixeira, Zilkson Reis, Marialva Brandão, Vandir Santos, Francinaldo Guerreiro, fecham o grupo de artistas de ponta do Vermelho e Branco para 2012.
O coordenador da Comissão de Artes Fred Góes e o presidente Telo Pinto vão entregar o planejamento e cronograma do Projeto “
TRADIÇÃO” até o final do mês aos artistas de ponta e até o mês de abril terá inicio a formação e contratação dos profissionais que irão executar os serviços nos galpões.
Texto: Hudson LimaFotos: Elcio Farias