Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Entrevista com Jair Mendes Filho que retornou ao Garantido após 17 anos

30/03/2012, Hudson Lima - Assessoria do Garantido

Jair Mendes
Aos 42 anos, Jairzinho, filho do mestre Jair, deseja conquistar mais títulos defendendo o Boi de Coração da Família Mendes, o Garantido



Meu pai foi o primeiro, a saber, do retorno. Ele precisava saber disso”. Assim o artista Jair Mendes Filho, respondeu a indagação da Imprensa Garantido, sobre quem soube da volta dele ao quadro de artistas de ponta e alegoria do Boi Bumbá Garantido, após 17 anos. Jairzinho como é conhecido no meio artístico, é o primogênito do mestre Jair Mendes, ex-presidente e sócio do Boi do Povão. A tradição da família Mendes, no meio Vermelho e Branco, se confunde com cada renovação do Garantido no festival. Jairzinho antes dos 14 anos, ainda na década de 80, acompanhava o velho Jair, no barracão da equipe “Os Impossíveis” aonde também surgiram Antonio Cansanção, Joinha, Vandir Santos e Denildo Piçanã. Em 1987, observando o interesse do menino em seguir os passos, mestre Jair, o enviou ao Rio de Janeiro, residindo próximo ao Parque Lago Jardim para realizar cursos de escultura.  “Essa época nos ganhávamos todos os títulos lembro-me do penta da década de 80”, recorda. De 1992 a 1995 Jairzinho fez alegorias no Vermelho e Branco.   A forma de retratar visuais limpos, com elementos práticos, o credenciou a contribuir no cenário do filme "Anaconda I" da Sony Pictures de 1996, em Manaus. Apesar de residir em Manaus, Jairzinho passou a atuar como artista do “Contrário” de onde se afastou em 2009. Durante esse período, ele também conheceu a fama e suas consequências. “Eu jovem acabei me metendo nesse mundo negro e um tempo negro da minha vida”, diz o artista, sobre o envolvimento com drogas, mal que ele extirpou há quase quatro anos, quando se tornou evangélico.



O artista está focado hoje no projeto “Tradição” repassado pela Comissão de Artes do Vermelho e Branco. No começo do mês de março, Jairzinho pisou de novo no Galpão, agora na Cidade Garantido, apresentou os  artistas auxiliares. Sempre na companhia de Junior de Souza (diretor de estruturas artísticas), Jairzinho, conheceu o projeto na Comissão de Artes. 

O retorno as origens?

J.M: O retorno ao Boi Garantido deu-se através de conversa com o presidente Telo Pinto, no mês de Dezembro de 2011. Estou satisfeito em voltar de novo a Parintins, contente, voltado à nação Vermelha e Branca. Eu sempre fui Garantido e jamais deixei de ser. Eu cresci e acompanhei a construção e formatação do boi em movimento alegoricamente falando.

Qual maior lembrança da época que iniciou no Garantido?

J.M: Melhores momentos foram quando nós ganhávamos de ponta a ponta o penta (80,81,82,83,84) a vitória era certa e é marcante. Como em 2012 também vamos ganhar e será certo (rsrs..)

Sempre esteve ao lado do mestre Jair como era o aprendizado?

J.M: Desde curumim meu pai me levava aos QG do Garantido. Acabei virando o braço direito dele. Uma época sai com Saci Pererê numa das alegorias, também brinquei de índio. No começo era mais diversão. Esse tempo nossa equipe “Impossíveis” era o laboratório de artes do Garantido. Artistas com o Cansação, o Joinha, Vandir são desse tempo.

Como você avalia a experiência dos artistas da Ilha no Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro?

J.M: O Carnaval engrandece muito o profissional da área de Parintins. Na verdade tem a troca de informação. Eu desde 1999 viajo para o Carnaval de São Paulo ou Rio de Janeiro e só tenho a agradecer, porque construir amizades e podemos trocar informações no que diz respeito à arte. No Rio de Janeiro o trabalho técnico, criativo e inovador do artista de Parintins contribuiu de forma total. Nós mais contribuímos lá do que os carnavalescos aqui. Hoje as alegorias são totalmente no que diz respeito a robótica, escultura e pintura de Parintins, mas claro que também aprendemos muito com os carnavalescos. Detalhes e aprimoramento de acabamento é coisa maravilhosa do Carnaval.

Quem da família soube primeiro do teu retorno?

J.M: “Meu pai Jair Mendes. ele foi o primeiro e lógico ele tinha e precisava saber. Até brincou que quando ele estava aqui (Garantido) eu estava do lado de lá (contrário) e agora estou aqui e ele e o Teco (irmão) estão atuando para lá. Quem sabe um momento não voltamos a nos reunir no mesmo boi.

E o coração como estar para reencontrar o ambiente Vermelho e Branco?

J.M: Eu não posso falar nesse momento porque fico emocionado. Voltar a estar no meio aonde cresci, vive, aonde tive ótimas oportunidades. O Garantido deu oportunidades a mim e a minha família. Estou hoje num lugar aonde me sinto bem. Devo agradecer ao presidente Telo e quero poder retribuir com o meu trabalho e dedicação e respeito, a confiança depositada pelo Telo Pinto.

Mais o boi contrário também tem a marca Jairzinho?

J.M: Artisticamente o Caprichoso faz parte de um momento na minha vida. É muito importante na minha vida profissional, porque todas as diretorias que passaram sempre me valorizaram. A família Caprichoso me recebeu de braços abertos. Eles também me ajudaram muito nas hora boas e nos momentos difíceis. Minha saída do Caprichoso foi por questões pessoais e não por qualquer desavença com qualquer artista ou diretor. Mas hoje estou tranquilo e em paz.

Esses momentos difíceis foram causados pelo envolvimento com drogas? Porque você conheceu o ápice de uma artista bastante cedo?

J.M: Isso é verdade. Dentro do momento seja de Boi, no Carnaval de São Paulo ou Rio de Janeiro onde passei, tive um ápice profissionalmente e realmente não conseguir lidar com essa situação. Foi um momento negro, mais hoje encontrei uma coisa maravilhosa, que foi Jesus, No momento estou passando a melhor fase de minha vida porque aceitei conhecer a Jesus. Hoje sim posso dizer que o ápice da minha vida profissional e familiar é total hoje. Apenas com  ajuda de Jesus.

Esse momento negro afetou a família Mendes e amigos?

J.M: Quando você vive no mundo das drogas você não tem amigos. Você imagina que detém amigos, mas nesse momento não tem. Nesse mundo nada se leva e verdadeiro amigo é tua família. Pais e irmãos são as pessoas que estão do teu lado e o senhor em primeiro lugar. Minha família nunca me abandonou nesse período negro da vida.

Mais tem como o jovem artista não se envolver nosso hoje?

J.M: É complicado quando se é jovens. Sem dúvida na verdade deve tem cabeça no lugar e o corpo centrado. Tomar cuidado com certas amizades e situações, deixa ser levado pela emoção, emoção é bom, mas você deve prestar atenção. As pessoas que não tem entendimento do que é a vida são facilmente levadas a esse caminho. Apesar de vivermos um sociedade contemporânea e temos as informações da internet, mas você é levado a esses erros. O jovem deve ser firme e forte, nunca vá pelos outros. Esse é fato que acontece para muitas pessoas caírem pelo caminho.

O teu foco principal em 2012 é... ?

J.M: A princípio caminhar com fé em Jesus e projetar a minha família. Tenho um filho de 16 anos que mora em Manaus e hoje estou noivo da Rafaela e desejo oficializar o meu casamento. Fortificar meu lar, caminhando com o senhor. Esse é o projeto Jair Mendes Filho. O projeto artista Jair Mendes Filho é o projeto voltado a minha nação Vermelha e Branca. Me dedicarei ao máximo e vou me doar 100% a essa condição me dada, até por tudo que já passei, devo agradecer e louvar ao senhor. Meu projeto é fazer a minha parte e conseguir alcançar o campeonato do festival de 2012.

Texto: Hudson Lima
Fotos: Gerlean Brasil