A terra das índias guerreiras lendárias, comandada pela rainha Naruna, cuja história contada pelo Frei de Carvajal, é no colo do espelho da lua, na cidade Nhamundá, extremo entre Amazonas e Pará, vai receber nesta sexta-feira o povo Vermelho e Branco
"
São muito alvas e altas, com o cabelo muito comprido, entrançado e enrolado na cabeça. São muitos membrudas e andam nuas em pelo, tapadas as suas vergonhas, com os seus arcos e flechas nas mãos, fazendo tanta guerra como dez índios". Assim em meados de 1541, após descer o afluente Napo e chegar ao então Mar Dulce, nome que Pinzon dera ao Rio Amazonas, testemunhou de Frei Gaspar de Carvajal, numa das expedições de Francisco de Orelhana, após terem encontrados e serem atacados por uma tribo de mulheres as índias guerreiras Icamiabas, governada pela rainha Naruna. A terra das índias guerreiras lendárias, cuja história contada pelo Frei de Carvajal, é no colo do Espelho da Lua, na cidade Nhamundá, extremo entre Amazonas e Pará, e vai receber nesta sexta-feira o povo Vermelho e Branco.
O Boi Garantido estará na praia da Liberdade com os itens individuais e coletivos. Sebastião Junior, Ana Luisa Faria, Raissa Barros, Tatiane Barros, Patrícia de Góes e André Nascimento desembarcam às 13h e a apresentação começa às 22h.
O coordenador da Comissão de Artes Fred Góes, afirma que a apresentação em Nhamundá segue o cronograma da diretoria do presidente Telo Pinto. Segundo Fred o momento é parte da expansão do intercambio cultural realizado nos últimos anos, envolvendo os povos miscigenados da tradição Amazônica, defendido pelo Garantido.
O evento, diz o presidente do Conselho Fiscal Adson Silveira é forma de oportunizar aos torcedores que moram nas cidades vizinhas sentirem a mesma emoção “
que sentimos nos eventos na cidade Garantido em Parintins”.
O coordenador da batucada Alessandro Cabral informou que mais de 60 batuqueiros perrexés vivem expectativa do momento, pelo fato inédito. “
A experiência será única porque envolve uma quantidade considerada de batuqueiros. Na gravação do DVD Tradição, por exemplo, teve 100 pessoas”, diz.
O apresentador Israel Paulain, que nasceu em Parintins, mas aos cinco dias de vida, morou na cidade, demonstra estar duplamente feliz. “
É uma honra estar participando desse show Inesquecível em Nhamundá pela minha história com esse município e com o nosso boi Garantido que pela primeira vez estará presente de forma oficial na terra das Amazonas”, diz.
Segundo o presidente Telo Pinto a cidade de Nhamundá tem sintonia grande com Parintins, porque até 1955 fez parte dos limites territoriais da cidade. O ex-vereador Iris Pinheiro, foi grande colaborador do mestre Lindolfo Monteverve, fundador do Garantido, na década de 60 na função de um dos padrinhos do Vermelho e Branco. O vice-presidente Marco Aurélio não tem dúvida do sucesso do evento a ser realizado em Nhamundá.
O diretor administrativo Osório Melo e a diretora social Aparecida Silva foram designados pela diretoria para acompanhar a programação. Os membros do Comando Garantido e Garantido Show chegam no começo da tarde a cidade. Em 2012 os compositores Ronaldo Barbosa Jr e Rafael Marupiara desenvolveram a toada NARUNA DAS AMAZONAS, que será executada num dos momentos do Boi Garantido no Festival Folclórico.
Texto: Hudson LimaFotos: Elcio Farias