A alegoria do boi Garantido que representa a figura típica regional promete surpreender em uma das noites do espetáculo folclórico. Inspirada na toada '
Romaria da Fé', dos compositores Júlio César Queiros e Paulinho Medeiros, a alegoria mostrará a religiosidade e renovação de fé do caboclo ribeirinho a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município de Parintins.
A obra tem a assinatura do artista plástico Júnior Feijó, o '
Junhão', que garante que ela terá inovações tecnológicas ousadas nunca antes apresentas no Festival Folclórico de Parintins. "
Um trabalho inédito, que nunca foi feito por outro artista e vai surpreender muita gente", afirma Júnior, sem revelar os segredos principais.
De acordo com Júnior Feijó, durante a apresentação do espetáculo genuinamente regional a alegoria ganhará vida embalada na letra da toada '
Romaria da Fé' diz em uma de suas estrofes "
vem no banzeiro das águas, conduzidos pela fé, o romeiro ribeirinho, vem pagar sua promessa, reza o terço de joelho e descalço segue a grande procissão".
"
A proposta é dar vida a uma figura típica regional, moldada dentro da proposta do município de Parintins, com matérias-primas da fauna e flora, sem agredir o meio ambiente e explorando os recursos sustentáveis e nem joga lixo no planeta", diz o artista.
O artista assegura que os principais produtos da região utilizados para a produção da alegoria foram: cipó, paneiro, barro, argila, tecido, palha, folhas, casacas e raízes. "
Estamos trabalhando com um planejamento que deve concluir os últimos retoques antes da primeira noite do Festival, uma vez que já estamos com 85% dos módulos prontos", frisa.
A equipe de Junhão é composta por 17 artistas entre escultores, pintores artísticos, aderecistas, revestimento, soldadores e pasteladores.