A sete dias do festival Folclórico de Parintins, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), iniciou na manhã desta quarta-feira (21), a Operação Parintins, onde serão fiscalizadas 480 embarcações dos portos da Manaus. Somente nesta manhã, duas embarcações foram autuadas com infrações graves.
No barco Águas Vivas 2, que faz rota para o município de Tapuã (a 450 quilômetrosde Manaus), os quatro extintores de incêndio fiscalizados estavam com a validade vencida, descarregados e amassados. De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, a infração é grave por utilizarem equipamento fora das normas do Inmetro.
"
Identificamos a embarcação com 100% dos extintores comprometidos. Caso aconteça algum sinistro o equipamento não iria funcionar", explicou. Márcio informou que o proprietário terá dez dias para apresentar uma defesa, e que a multa pode variar entre R$ 300 à R$70 mil, "
a lei prevê as irregularidades em leve, grave, e gravíssima, e essa é grave pois põe em risco a vida das pessoas", complementou.
O proprietário da embarcação, Sansão Martins, 37, alegou que está trabalhando a pouco tempo com barcos de recreio (freta cargas e passageiros), "
sou novato nessa área e não tinha essa informação de que isso poderia ser grave, mas eu já estava trabalhando para trocar todos os equipamentos, inclusive os coletes, mas eu não sabia se estavam fora da validade", declarou Sansão, que estava há 7 meses com os extintores vazios.
Navio Ana Beatriz II sem extintores
Prestes a partir para Parintins (a420 quilômetrosde Manaus), o navio Ana Beatriz II não possuía extintor de incêndio em seus compartimentos. O barco iria partir às 13 horas desta quarta-feira (21) para a ilha Tupinabarana, e já tinha passageiros embarcados no momento da fiscalização.
A proprietária da embarcação, Benedita Garcia, explicou que os extintores foram levados para recarregar e que o técnico responsável ainda não havia retornado com os mesmos. Márcio André, afirmou que iria notificar a Capitania dos Portos sobre o acontecido, para que a mesma pudesse impedir a partida do navio a tempo.
Fiscalizações
Somente no ano passado (2011), neste mesmo período (junho), 10% dos 1950 extintores fiscalizados apresentaram algum tipo de irregularidade. De janeiro a maio deste ano, 720 extintores foram verificados e uma empresa foi autuada por fabricar extintores de incêndio sem ser credenciada pelo Ipem-AM.
As embarcações do Roadway (porto privativado), porto de São Raimundo e Santo Antônio também receberão fiscalizações. Caso alguma irregularidade seja encontrada, os responsáveis estarão sujeitos a penalidades como apreensão, interdição, notificação e autuação.
Para denúncias os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, pelo telefone 0800-092-2020, de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h30 às 16h30.