Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Incêndio atinge alegoria do Garantido em Parintins (AM)

21/06/2012, Jornal A Crítica

Boi Garantido
O incêndio que acontece nesta quarta-feira (20) em uma alegoria na concentração do Bumbódromo, onde o Garantido trabalha com o galpão improvisado, por pouco não se espalhou para as demais estruturas alegóricas o que poderia provocar graves conseqüências para a apresentação do boi no Festival Folclórico de Parintins. A faísca de uma solda teria provocado o incêndio que começou por algumas fibras de juta, que serve de adereço da alegoria de uma onça sobrenatural de duas cabeças, que está sendo confeccionada pela artista Jecinaldo Guerreiro, o Baixinho. Na mesma noite (20) a peça foi recuperada pelos artistas.

O fogo consumiu a parte do corpo da onça, mas foi controlado em cinco minutos pelos artistas do boi que usaram água e seis extintores de incêndio para debelar as chamas.

"Foi um sufoco, mas contamos com a ajuda de outras equipes que vieram rápido com outros extintores e conseguimos controlar a situação", disse o artista. O incêndio ocorreu, no final da tarde, em frente à sala de imprensa da Agencia de Comunicação Social (Agecom). O perigo do fogo se alastrar para as demais estruturas era iminente porque as peças alegóricas estão sendo construídas lado a lado. Passado o susto a equipe fez um verdadeiro mutirão para revestir a cobertura do carro alegórico, construído com esponja, tecido e fibras juta. "Em 40 minutos conseguimos refazer todo o trabalho e a alegoria esta praticamente pronta", afirmou.

A onça de duas cabeças compõe a peça de uma lenda amazônica que o bumbá apresentará em uma das noites.

"O incêndio não teve grandes proporções porque agimos rápido e dispomos de todos os equipamentos de segurança e de primeiros socorros para qualquer imprevisto ou acidente", disse o diretor administrativo da agremiação, Osório Melo.

O Garantido aproveita toda a área da concentração e grande parte da praça dos bois, no lado vermelho, o que corresponde a 18 mil metros de espaço utilizado.