Aos 99 anos, o boi-bumbá Capichoso mantém a tradição e, na noite desta segunda-feira, 25 de junho, sairá nas ruas de Parintins com o '
Boi de rua'. Essa será a última vez que o boi vai para as ruas antes de levar o tema '
Viva a Cultura Popular' para a arena do Bumbódromo.
Resgatando a história, o Caprichoso fará a concentração dos torcedores no bairro de Palmares no Complexo Desportivo Benedito Azêdo às 19h onde será realizado o Auto do Boi com a representação do criador do bumbá, Roque Cid. O tom do boi de Rua será o desafio protagonizado pelos ex-amos Wilson Sanches, 67, Raimundo de Souza Machado, 69, e Rei Azêvedo, que representam a história, os versos e os desafios do boi azul.
Outro personagem que traduz a cultura e a história do boi é a eterna Sinhazinha Karina Cid, 39, que também receberá homenagem. Aos treze anos ela estreava no item rainha do folclore usando vestidos tecidos em palha. Em seguida, Karina assumiu o item sinhazinha da fazenda cargo que deixou em 1998. Foram onze anos defendendo o item que serão relembrados no boi de rua.
O evento também será marcado pelas homenagens a Acinélcio Pereira Vieira, que em 1982 foi presidente e também padrinho do boi. Lamparinas, chapéus e camisas foram preparados por torcedores da calçada da Fama, um grupo de torcedores do boi azul, que se reúne para brincar de boi no Bairro de Palmares.
Trajeto
A saída às principais avenidas da cidade acontece na próxima segunda-feira, 25. Toda a parte de logística foi definida pela diretoria azul, onde o torcedor vai mostrar sua força, garra e união, ferramentas necessárias para as três noites de Festival Folclórico.
A concentração da nação azulada será às 19h, no Complexo Cultural e Desportivo "
Praça Bendito Azedo", no Bairro do Palmares, um dos redutos do Caprichoso e onde mora a maioria dos artistas do boi. Em seguida, o turbilhão segue pelas ruas Alberto Mendes, Maués, Paraíba, lateral do Bumbódromo, Nações Unidas (onde moram os itens oficiais do Caprichoso: rainha do folclore Brena Dianná e o apresentador Júnior Paulain).
A vice-presidente Socorrinha Carvalho acredita que essa não é a ultima vez que o Caprichoso vai brincar nas ruas de Parintins, mas a penúltima, pois a ultima será a caminhada da vitória. Para ela uma das coisas que mais impressiona no Boi Caprichoso é a união, o alto astral e alegria contagiante, desde o inicio dos trabalhos até a finalização das atividades.
"
Essa energia positiva da galera, desse povo de alma azulada é que nos conduzirá, sob as bênçãos de Deus e Nossa Senhora do Carmo, rumo a vitória", finalizou.