No dicionário da língua portuguesa, o verbo '
folclorear' não existe. Porém, em Parintins, a essência de brincar de boi na última semana do mês de junho abre licença poética para a palavra que vem sendo decantada na ilha. Tanto Garantido quanto Caprichoso têm em sua essência o folclore, que esta semana é aflorado enquanto os bois se preparam para a apresentação na arena, já na sexta-feira.
E a semana que antecede o festival não poderia ganhar mais em ansiedade. Faltando poucos dias para o festival, a rainha do folclore do Azul e Branco, Karyne Medeiros, pediu demissão. No lugar dela assume a ex-cunhã-poranga Jeane Benoliel. Polêmica que foi o assunto mais comentado em Parintins nos últimos dias.
Do lado do Garantido, a enchente que atingiu a cidade este ano fez com que o boi concentrasse grande parte dos trabalhos na Praça dos Bois, ao ar livre, bem atrás do Bumbódromo. Na área, artistas se revezam dia e noite para ajustar os detalhes. Um trabalho que é feito com prazer e paixão por mais de 180 pessoas das 7h às 22h.
Alimentando a rivalidade, David Assayag e Sebastião Júnior chegam este ano empatados. Ambos estrearam defendendo os bois em 2010. David levou o título daquele ano, enquanto que Sebastião ficou com o troféu em 2011. É o desempate que ganha pitadas de alfinetadas entre as partes.
"
Esse negócio de dançar não é comigo. Sou levantador de toadas. O regulamento diz que eu tenho que cantar", dispara David Assayag. "
As pessoas gostam disso porque interajo mais com o boi. Não fico parado. Este ano estou mais à vontade na arena então posso fazer mais coreografias. É o meu estilo", responde Sebastião Junior.
Enquanto os bumbás não entram na arena. Parintins se apronta para receber os visitantes. Os barcos começam a partir de Manaus esta semana, assim como grande parte dos voos. São turistas sedentos para reverenciar a '
Cultura Popular' do Caprichoso e a '
Tradição' do Garantido, bois que vão folclorear entre os dias 28 de junho e 1º de julho.