Uma noite de reencontro com a história que fortalece a cultura popular do Boi Caprichoso. O Boi de Rua de 2012, realizado na noite de ontem, reuniu mais de vinte mil torcedores pelas ruas da ilha que embalados pelas toadas antológicas brincaram e dançaram com o Touro Negro, conduzido pelo tripa Marquinhos Azêdo.
Fogueiras acessas, casas e triciclos enfeitados demonstravam a paixão do torcedor que se preparou para receber o Caprichoso. Na Praça Benedito Azêdo no Bairro de Palmares, de onde o movimento saiu, o ex- amos Wilson Sanches, 69 e Rei Azevedo, tiravam os versos "
Vou, vou desfilando na cidade, o meu boi é da mocidade, é boi bonito de verdade".
A voz da Amazônia, o levantador de toadas David Assayag, o Amo Edilson Santana e o Apresentador Junior Paulain aqueceram a galera. Na Rua Alberto Mendes os moradores fizeram festa para o boi brincar ao redor das fogueiras.
Cercado pela Vaqueirada, índios flecha ligeiro, Pai Francisco, Catirina, Dona Aurora, Gigante, personagens que representam o auto do boi completavam o cortejo. Na Rua Paraíba a eterna sinhazinha Karina Cid,38, surgiu trazendo nas mãos a imagem de sua mãe Edinelza Cid, artesã que confeccionou as primeiras fantasias de itens na década de 80, além de Cirene Prestes, 50 que representou a Miss do Boi e foi saudada pelo marujeiro João do Carmo, o Careca, que está entre os criadores do Boi de Rua.
Lamparineiros renderam homenagens ao primeiro presidente e padrinho do Caprichoso Acinélcio Vieira. Na Rua Cordovil berço do boi Caprichoso, Dona Luiza Pereira (Dona Mica), esposa de Luiz Pereira, que foi dono do Caprichoso, esperava a passagem do boi em frente a sua casa recebendo o carinho do pajé Waldir Santana. "
Aqui no meu terreiro o boi brincou. Tenho saudades", disse.
O carisma dos itens oficiais foi uma das marcas do festejado Boi de Rua. Cunhã-poranga Maria Azêdo, Rainha do Folclore Brena Dianná, Sinhazinha Tainá Valente e a Porta-estandarte Jeane Benoliel foram energizadas pela galera. A irreverencia do torcedor esteve presente na sátira do boi contrário.
Para a vice-presidente Socorrinho Carvalho disse que o momento foi histórico para o boi. "
O povo saiu às ruas apaixonado e brincou de boi. O visitante teve a oportunidade de ver a massa azulada na maior demonstração de amor ao nosso boi. Estamos felizes pelos momentos de perfeita harmonia e sintonia isso nos fortalece para a vitória", declarou.
Foto: Wanderley Souza