Terra de belas mulheres, Parintins empolga torcedores e turistas com itens femininos que se preparam, muitas vezes, desde pequenos, para assumir o posto de destaque nos bois. Do lado azul, a eleita foi a rainha do folclore Brena Dianná, enquanto que na Baixa do São José, a cunhã-poranga Tatiane Barros continua arrancando suspiros.
Tatiane é item oficial do Garantido há 11 anos, iniciou como porta-estandarte e desde 2005 defende o posto da moça mais bonita, guerreira e guardiã do boi da Baixa do São José.
Lisonjeada com o título de musa, Tatiane afirmou que chama os torcedores do Garantido de ‘
minha nação’ e que entra na arena para representar cada um dos torcedores. “
A minha preocupação é estar espontânea. Não sou técnica. É a galera que me leva. E eu estou defendendo cada um deles, do mais novinho ao mais idoso, com muita força de vontade”, contou.
“
Para mim, é uma honra defender essa nação vermelha e branca. Eles não me escolheram por acaso, já que eu faço o meu trabalho com amor. Eu só tenho a agradecer o carinho e a Deus. Isso eu vou levar para minha vida toda”, agradeceu a musa da galera encarnada.
Tatiane escolheu dois momentos de interação com a galera que, para ela, são inesquecíveis. “
Eu nunca esqueço quando ainda era porta-estandarte e eu vim em cima do cavalo. Quando ele levantou as duas patas dianteiras, a galera começou a gritar e isso me emocionou muito”, relatou.
“
Já no meu primeiro ano de cunhã-poranga, em 2005, eu vim de onça e quando eu comecei a tirar a fantasia, a galera foi ao delírio. Eles gritavam no momento em que eu arrancava a roupa de onça e me transformavaem cunhã-poranga. Eles gritavam e eu fui me arrepiando e me emocionando. A minha vontade foi de chorar, mas eu me concentrei”, concluiu.
Caprichoso
Aos 19 anos, a rainha do folclore do Caprichoso, Brena Dianná, já conquistou toda a nação azul e branca. Há quatro anos defendendo o item de número oito, a moça é tida pelos torcedores como a mais bela. Na arena, ela tem a responsabilidade de representar a diversidade de valores expressados pela manifestação popular.
“
Acho que não é só beleza. São vários fatores que incluem simpatia, carisma e interação com o torcedor. Acho que tudo isso forma um conjunto de beleza. Fico muito honrada de ser eleita a mais bonita porque eu sempre faço tudo para dar o meu melhor”, disse a moça ao saber da ‘
eleição’.
Ela assumiu o posto em 2009, após um concurso de rainha local para substituir Karla Thainá. “
Nunca tive a mentalidade de querer ser um item. Eu queria ajudar meu boi de qualquer forma, como torcedora ou de qualquer outra maneira”, lembrou .
Ao agradecer o ‘
título’ dado pela torcida, Brena deixou claro que a galera azul e branca é um dos motivos que a fazem levar a difícil vida de rainha do folclore. “
Essa torcida é o meu combustível e é por ela que eu entro na arena e dou o meu melhor”, finalizou a bela.