Sebastião Júnior estreou como levantador de toadas do Garantido em 2010. No mesmo ano, David Assayag retornava ao Caprichoso. Logo no primeiro embate entre eles, David levou a melhor, mas perdeu para '
Sabá' em 2011. O duelo deste ano está acirrado. Vem sendo tratado pelas torcidas como desempate e o fato do levantador do vermelho e branco adotar um estilo novo, com danças e coreografias, tem servido de combustível para que os ânimos se exaltem ainda mais.
Sebastião Júnior está seguindo uma rotina diária de ensaios com coreógrafos do Garantido semelhante a dos demais itens individuais, como o pajé e cunhã-poranga. Mesmo não tendo a obrigação de desenvolver coreografias durante a apresentação, Sebastião afirma que esse é o diferencial do projeto do Garantido iniciado no ano passado e explorado de forma mais intensa este ano.
Sabá diz não se importar com as ironias ditas por David Assayag. "
Não tenho que dizer nada. Ele tem que se incomodar só com o trabalho dele. Eu vou fazer o meu trabalho e ele tem que fazer o dele. O nosso projeto é um e o deles é outro. Se ele se incomodar com o meu, ele vai esquecer do dele e vai perder mais uma vez", disse.
No ano passado, nas três noites, David recebeu 9.8, 9.7 e 9.8. Enquanto que Sebastião Júnior recebeu dez em todas as noites, dos três jurados que avaliaram o item. As notas de David foram descartadas, seguindo as determinações do regulamento, que diz que as notas mais alta e mais baixa não são contabilizadas. Na contagem oficial, os dois acabaram empatados.
Sobre o próprio trabalho, Sebastião avalia como inovação. "
A gente inovou no ano passado e só o Garantido faz isso. Eu passo pelo mesmo processo que todos os dançarinos estão passando", destacou.
Caprichoso
"
O parintinense nasce Garantido ou Caprichoso e eu nasci Caprichoso", disse David Assayag, atual levantador de toadas do bumbá azul. Após 15 anos sendo ídolo da galera encarnada, hoje, do lado de '
cá', ele se diz feliz com o retorno e se compromete a não mais abandonar o boi que nasceu amando.
"
Eu estava com vontade de vir para cá, era o meu sonho e o da minha família agora vou ficar aqui sempre", afirmou o '
Rei', como é chamado pelos fãs. David, agora, tem uma tatuagem da '
estrela de David' no braço esquerdo.
Mas quando o assunto é rivalidade, o tom muda. O embate entre ele e Sebastião parece não ter fim "
Esse ano se tudo for julgado como está no regulamento, não tem como ele ganhar. Agora, se tiver 'mão grande', pode ser que ele ganhe", rebateu o levantador.
Quanto ao fato de Sebastião gostar de desenvolver coreografias na arena, David foi breve. "
Quem não canta, dança", disse ele, sorrindo. Logo em seguida, ele mandou um recado para o levantador do boi vermelho e branco.
"
Avisa para ele que esse é o último ano dele, pois a humilhação vai ser tão grande que ele vai desistir de voltar no próximo ano", finalizou David.
O duelo ainda nem começou e o clima já está pesado.