Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Impasse na escolha dos jurados pode atrapalhar Festival de Parintins

28/06/2012, Diário do Amazonas

A escolha dos jurados para o Festival Folclórico de Parintins está enfrentando um impasse que pode atrapalhar a festa este ano. Representantes do Garantido denunciaram que o representante do Caprichoso responsável pela análise dos currículos da comissão julgadora do Estado de Sergipe informou à diretoria do Azul e Branco que os jurados escolhidos não tem qualificação necessária para julgar o festival. Este tipo de contato entre os representantes dos bumbás e a diretoria dos bois não é permitido, segundo o regulamento, o que esta causando confusão.



Neste ano, um sorteio definiu que os jurados deveriam vir dos estados de Sergipe, Paraíba e Paraná. Os representantes de cada boi viajaram aos estados para analisar os currículos e escolher a comissão julgadora. O grupo tem autonomia para decidir os jurados, mas faltando pouco tempo para o festival os jurados ainda nem estão no Amazonas.

O secretário Estadual de Cultura, Robério Braga, esclarece que a denúncia está sendo verificada e ressalta que entrou em contato com os presidentes do boi Garantido, Telo Pinto, e do boi Caprichoso, Márcia Baranda, e fez um apelo para que as diretorias dos bumbás contornem o problema, restabelecendo o processo de escolha dos jurados.

O Governo do Estado quer impedir que um episódio semelhante ao de 2004 estrague a festa. Naquele ano, um problema com os jurados fez com que jornalistas que estavam cobrindo a festa fossem escolhidos para julgar os itens no primeiro dia, pois os jurados não chegaram a tempo. Ao final dos três dias, as notas da noite inicial acabaram sendo descartadas.