O boi vermelho e branco apresentou no fim da tarde desta quinta-feira (28) os detalhes de suas apresentações deste ano no 47º Festival Folclórico de Parintins, durante uma coletiva de imprensa realizada em um hotel da cidade.
Garantido apresenta este ano o tema “
Tradição”, que antecede a comemoração do centenário do boi. O tema foi subdividido em três noites: “
O Nascedouro, o Garantido da Baixa do São José”, “
Garantido a Tradição do Brasil” e “
Garantido a Tradição da Amazônia”.
Na primeira noite será apresentado o nascimento do boi vermelho e branco, na Baixa do São José, em Parintins. Segundo o presidente da Comissão de Artes, Fred Góes, a primeira noite será apresentada a forma em que o Garantido influencia na criação do caboclo da cidade.
“
Garantido a Tradição do Brasil” relatará na segunda noite a forma em que o boi vermelho e branco é importante para o folclore brasileiro.
O boi fecha suas apresentações com o tema “
Garantido a Tradição da Amazônia”, exaltando a influência da Amazônia na formação do boi.
Estiveram presentes na coletiva os principais itens do boi, com o levantador de toadas Sebastião Junior, a Sinhazinha da Fazenda Ana Luiza Farias e o apresentador do boi Israel Paulain. Além da presença da filha do criador do Garantido Lindolfo Monteverde, Maria do Carmo Monteverde.
Surpresa e emoção
Durante o evento, a filha de Lindolfo Monteverde, Maria do Carmo, 74, emocionou o apresentador Israel Paulain. Ele se emocionou quando ela falou sobre o seu amor pelo boi. Tocado, Paulain pediu ao presidente Telo que ela entrasse com ele na arena, durante o primeiro dia de apresentação.