Os itens oficiais que se apresentam hoje no Bumbódromo de Parintins já estão confinados em casas alugadas pelas agremiações dos bumbás. A ideia é isolar os artistas da grande movimentação da cidade e concentrar todas as atenções para a apresentação na noite de hoje. As residências, localizadas em pontos distintos do município de Parintins, funcionam como verdadeiros SPAs, onde as personagens ficarão recolhidas até o anúncio do resultado do Festival Folclórico de Parintins, que acontece na segunda-feira, 2.
Enquanto os itens do Garantido estão reunidos desde o sábado passado, os do Caprichoso entraram na casa apenas na noite desta sexta-feira, 28 de junho.
"
Como o evento é na sexta, no sábado e no domingo, eles (os itens) entram aqui na quinta-feira, a partir de 13h, e aí é recolhimento total. Não tem namorado ou namorada, mãe… Caso os pais queiram visitar, tem que ter hora marcada", explicou Ozinete Gonçalves, coordenadora dos itens do bumbá azul e branco, cuja a casa fica localizada na Rua Pajurá, no Conjunto Macurani.
Estrutura
A residência, que abrigará os itens femininos (Porta-Estandarte, Rainha do Folclore, Cunhã-Poranga e Sinhazinha da Fazenda) e o Apresentador Júnior Paulain, é equipada com três suítes, nutricionista, massagista, piscina, banheira de hidromassagem e 13 assistentes de cozinha. "
É como se fosse um mini SPA (risos)", explicou Ozinete, lembrando que os itens só podem '
colocar os pés na rua' para comparecer aos compromissos do Caprichoso, como testar alegorias ou provar roupas.
O Garantido foi o primeiro a reservar uma casa para servir de concentração para os itens individuais. A casa dos itens foi criada em 2004 depois que um dos itens se acidentou em um acidente de moto. Desde então, os itens ficam hospedados nos dias que antecedem o festival na casa do compositor Emerson Maia. O local fica as margens do Rio Amazonas e a paisagem ajuda as estrelas do Garantido a relaxarem para as apresentações, explica uma das integrantes que compõe a coordenação dos itens, Ceciliane Pedrosa.
Diariamente eles recebem a visita de Fred Góes e Chico Cardoso, membros da comissão de arte do boi Vermelho e Branco. Eles conversam em grupo e individualmente com cada item. Eles também têm aulas com coreógrafos, assistem a palestras motivacionais e são acompanhados por nutricionistas. As visitas de familiares e amigos são permitidas apenas até a véspera do festival, na quinta-feira. Podem sair apenas para eventos oficiais do boi e ir para a academia.
"
Nós montamos um ambiente familiar pra eles se sentirem bem. Esse cuidado é muito importante pra não acontecer nada com eles, pra eles ficarem seguros e se preparados para as apresentações", explicou Ceciliane.
"
Essa harmonia é transmitida para a arena e isso se transforma em vitória. Somo uma família. Somos uma família e temos uma ótima convivência", disse o apresentador Israel Paulain.