Vai começar a festa na Ilha Tupinambarana. Depois de uma semana de intenso movimento e com polêmicas tanto do lado azul quanto do lado vermelho, Garantido e Caprichoso se armam para entrar na arena do Bumbódromo e fazer um grande espetáculo no 47º Festival Folclórico de Parintins. A cidade já está lotada de turistas e, segundo o governo do Estado, 70 mil visitantes farão a festa ficar ainda mais bonita.
A festa começa às 20h, com a apresentação do Garantido, que também abre a segunda noite e fecha o Festival deste ano, no domingo.
O festival deste ano não poderia ter mais ingredientes para tornar a disputa ainda mais acirrada. Os levantadores de toada David Assayag e Sebastião Júnior entraram em uma guerra fria que tem gerado muitos comentários na ilha. O Imperador disse que o rival apela para danças e coreografias por não saber cantar. “
Ele vai se aposentar depois deste ano. Vou humilhá-lo”, disparou. Já o levantador da Baixa do São José afirmou que as ironias não o incomodam. “
Ele tem é que fazer o trabalho dele”, assinalou.
Outra polêmica que tomou Parintins antes do festival foi a demissão da porta-estandarte do Caprichoso Karyne Medeiros. Ela entrou em atrito com um dos maquiadores da agremiação e decidiu sair. No lugar dela chegou a ex-cunhã-poranga Jeane Benoliel, afastada da arena desde 2005. Ela é o item mais assediado deste festival, o que, segundo a torcida, já tem causado ciúmes. “
Amo o boi e nunca vou abandoná-lo”, diz, esbanjando felicidade pelo retorno inesperado.
Polêmicas à parte, Garantido e Caprichoso prometem um grande duelo na arena entre as tribos. Ambos investiram pesados em coreografias que desafiam até mesmo a gravidade. Muitos torcedores chegam a dizer que os bois estão exagerando na excentricidade, o que pode prejudicar caso a avaliação de algum jurado folclorista seja bastante criteriosa. Vale destaque para a cênica do Azul e Branco durante a toada ‘
Filhos do Mundurucânia’ de ‘
Naruna do Amazonas’ do lado Vermelho e Branco.
Nos bastidores, uma confusão na escolha dos jurados por pouco não mancha o Festival. Este ano, a comissão julgadora vem dos Estados de Sergipe, Paraná e Paraíba, mas até o momento eles ainda não pisaram na Ilha. Eles são esperados hoje, no primeiro dia de apresentação dos bois.
Com as arestas aparadas, espera-se que Garantido faça valer ‘
Tradição’ e que o Caprichoso evolua brilhantemente ao som da ‘
Cultura Popular’. Quem agradece a grande festa são os visitantes apaixonados pela maior festa folclórica do Norte do Brasil.