A história do fundador do Garantido, Lindolfo Monteverde, não poderia ficar de fora no ano em que o boi da Baixa do São José vai apresentar o tema ‘
Tradição’. Nesta sexta-feira, 29, primeira noite da disputa entre os bois, a filha de Lindolfo, Maria do Carmo Monteverde Carvalho, 74, vai entrar no Bumbódromo de mãos dadas com o apresentador Israel Paulain em homenagem ao pai. A história do Garantido e de seu fundador será contada nesta sexta-feira na arena.
Maria do Carmo contou ao Portal D24AM as lembranças que tem do pai e a saudade que sente do tempo em que Lindolfo colocava o Garantido na rua.
“
Tenho a lembrança dos versos que o meu pai tirava. Ele era um trovador nato. Era muito inteligente e com esse Garantido ele fazia sucesso na cidade de Parintins. Ele nunca deixou faltar o Garantido no dia de São João”, relatou.
Maria do Carmo disse que sente orgulho da forma como o pai é lembrado hoje da grandiosidade que a festa de Parintins se transformou. “
Hoje a disputa (com o Caprichoso) traz gente do mundo inteiro”, disse.
Doença
“
Ele adoeceu ainda jovem. Os irmãos dele não tinham a mesma criatividade que ele tinha e a brincadeira do bumba meu boi, que ele gostava desde criança, estava começando a fracassar. Então ele fez a promessa a São João Batista e foi então que ele criou o Garantido”, descreveu. Maria do Carmo não se recorda muito bem, mas ela acredita que Lindolfo ficou doente de malária. “
Era uma doença que afetava todo mundo naquela época em que quase não havia remédio”, contou.
A neta de Lindolfo, Cleomara Monteverde, disse que lembra do avô já debilitado em 1979, ano que o fundador do Garantido morreu. “
Morávamos em Manaus. Ele estava bastante debilitado quando viemos visita-lo. Eu lembro do meu avó já doente na rede tentando se recuperar e fumando um tabacão. Quando hoje eu sinto essa fumaça eu lembro do cheiro dele. Era muita gente visitando o meu avó. Muitas pessoas vinham no fim da tarde pra rezar pela recuperação dele”, contou.
A festa hoje promete ser emocionante.