O Garantido vai contar a própria história na primeira noite do 47º Festival Folclórico de Parintins. Dentro do tema ‘
Tradição’, o boi Vermelho e Branco vai apresentar a ‘
Tradição de Parintins’ e, segundo o presidente da Comissão de Artes da agremiação, Fred Góes, a Baixa do São José, reduto do Garantido, será levada para dentro da arena do Bumbódromo.
“
O criador do Garantido, Lindolfo Monteverde, transformou o bumba meu boi em um boi com identidade própria, um boi com a nossa cara”, disse Fred. O tema da noite será trazido na alegoria da Celebração Folclórica, que vai mostrar as várias formas de brincar de boiem outros Estados, como Maranhão, Pernambuco e Piauí. A alegoria é assinada por Vandir Santos.
Outros momentos
Na primeira noite, a alegoria de Francinaldo Guerreiro vai apresentar a Lenda Arãntareimo, dos índios Wayana e Aparai. Arãntaremo é um macaco gigante protetor das matas e da aldeia. Esse monstro é despertado quando seres maléficos ameaçam a floresta.
O Romeiro da Fé é a Figura Típica da noite. A alegoria de Junior Feijó vai transformar a arena no altar de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. A procissão fluvial realizada anualmente pelos devotos vai fazer parte da cênica.
O ritual da Tucandeira, feito pelo artista Marivaldo Brand, será o palco do ritual da primeira noite, o ritual dos índios Saterá-Mawé. Na cerimônia, os jovens têm suas mãos picadas por grandes formigas colocadas dentro de uma luva. O procedimento marca a passagem do jovem a adulto.