Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Apuração do Festival Folclórico de Parintins começa às 14h

02/07/2012, Diário do Amazonas

A apuração das notas do 47º Festival Folclórico de Parintins está marcada para às 14h desta  segunda-feira, 2 de julho, na sala da Agência de Comunicação do Estado (Agecom), no Bumbódromo. No total, serão apuradas notas de 10 jurados vindos de Sergipe, Paraíba e Paraná que estão divididos em três blocos.

 

O bloco 'A' julga a parte musical da festa e itens individuais como apresentador, levantador e amo do boi. Galera, toada, letra e músicas, organização do conjunto folclórico e batucada ou marujada também são avaliados por esse grupo.

Já o bloco 'B', avalia o conjunto cênico e coreográfico. Porta-estandarte, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore, cuunhã-poranga, pajé, boi-bumbá e coreografias são os itens avaliados. Para o bloco 'C', resta avaliar a parte artística dos bois. Ritual indígena, trivos, tuxauas, figura típica regional, alegorias, lenda amazônica e vaqueirada são julgados por esse grupo.

Cada bloco tem um jurado de cada estado. No bloco 'A', estão o músico Kleber Carvalho, o musicólogo Rouquer Bezerra e o diretor teatral Laércio Ruffa.

O licenciado em educação artística Mauricio Germano,  a especialista em dança contemporânea Sivia Wyapoty e Maria Carneiro de Almeida Cunha, compõem a banca do bloco 'B'.

O músico e artista visual Marcos Coga, o professor do curso de Teatro da Universidade da Paraíba (UFPB) Elizer Filho e Fábio Sampaio fazem parte do bloco 'C'. A presidente da comissão julgadora Roberta Melle, é pesquisadora de arte indígena e natural do Paraná.

Torcidas

As torcidas são esperadas para a festa. Telões devem ser instalados do lado de fora do Bumbódromo para que as galeras possam acompanhar a leituras das notas. Como de costume, quando algum dos itens leva nota baixa, a torcida rival costuma vaiar, o que acirrar os ânimos. Para impedir agressões, policiais militares farão a segurança do local.

Ao final, apenas um será campeão e desfilará em apoteose pela cidade. Restará ao boi perdedor lamentar a perda do título e se preparar para o ano que vem. Que vença o melhor!