Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Começou a seleção de toadas do Caprichoso

05/12/2002, Peta Cid, direto de Parintins

O Boi Caprichoso iniciou nesta sexta-feira o processo de seleção das 18 toadas que farão parte do CD oficial do bumbá para o Festival Folclórico do ano que vem. Mais de duzentas composições foram inscritas e uma comissão formada por sócios, músicos, consultores, diretores, artistas e membros do Conselho de Artes estão avaliando e fazendo a triagem dos trabalhos apresentados pelos compositores.

A primeira avaliação feita pelos coordenadores indica que o nível de toadas é excelente e que a principal dificuldade da comissão será eleger aquelas que melhor se enquadrarem na proposta que o Caprichoso traçou para desenvolver o projeto do boi de arena.

O artista plástico Juarez Lima, membro do Conselho de Artes, informou que a seleção está sendo dirigida por Messias Cursino, integrante do Conselho de Ética e cerca de 20 pessoas formam o quadro de jurados nesta primeira fase do processo de escolha. Os julgadores receberam orientação e acompanharam a exposição dos critérios de julgamento, observando os quesitos relacionados no Edital de Inscrição de Toadas. Durante todo o final de semana, o grupo estará reunido porque o Caprichoso pretende concluir até o dia 15 a escolha das músicas já visando o início das gravações.

De acordo com Juarez, os critérios que estão direcionando a escolha das toadas observam principalmente a identificação do Boi Caprichoso, suas cores, os vínculos com Parintins. É obrigatório constar na toada o nome do boi ou da cor azul da Associação Folclórica, sob pena de não existindo, imediata eliminação. Ele ressaltou que a temática das toadas, de acordo com o Edital, deve valorizar as raízes, tradições e a cultura do boi-bumbá.

Cada compositor do boi Caprichoso inscreveu no máximo 5 toadas, com ou sem parcerias. Ficou reservado à diretoria o direito de escolher cinco toadas a seu critério. Cada compositor receberá R$ 1,5 mil por toada aprovada.

Um dos itens do Edital que gerou embaraço, mas que foi contornado pelo presidente César Oliveira, foi quanto a impossibilidade de concorrer no processo de seleção, os compositores que tivessem participado do processo de seleção da Associação concorrente, ou que tiveram toadas classificadas naquela agremiação nos últimos três anos. Em permanecendo esse item, compositores como Chico da Silva, Ademar Azevedo e outros não poderiam participar da seleção. O presidente César Oliveira assegurou que o Caprichoso já encontrou mecanismos para assegurar que o CD seja composto por toadas que estejam dentro do contexto que o boi visualiza para a disputa do Festival. Segundo ele, a questão foi solucionada e todos os compositores inscritos tiveram a participação assegurada na seleção. 'Queremos o melhor para o Caprichoso e a vitória na arena', afirmou.

Este é um momento ímpar para o boi que na semana passada reuniu sócios e diretores por mais de oito horas no Seminário Interno que definiu as estratégias que vão nortear o projeto do boi de arena. Neste fim de semana as atenções se voltam para a escolha das toadas 2003.