O coreógrafo Tom do Caprichoso é um dos responsáveis pelas coreografias do Boi Bumba Caprichoso em 2002, ele diariamente tem passado ao Grupo de Dança Movimentos (GDM) todas as coreografias que já foram definidas. Segundo ele já existem 12 toadas completamente
pautadas no bailado do Touro Negro.
As noites de ensaios passaram a ser mais azul no Swing Show Clube, que fica na Avenida Constantino Nery, porque é lá que 32 pessoas, entre bailarinos e bailarinas do GDM, ensaiam de maneira incansável os passos que eles ensinam para a galera no Centro de Convenções, durante o Bar do Boi Caprichoso.
Todos os sábados, como se sabe muito bem, o Boi Caprichoso faz sua apresentação em nosso
Bumbódromo manauara, que é o Centro de Convenções. E, nesse local, o público que prestigia o Bumbá azul quer, constantemente, saber de novidades. O quesito mais cobrado é a coreografia das toadas. O bailado antigo todos sabem: a nação Caprichoso lembra bem os passos de desafio ao
Contrário Pávulo e da
Desperta Caprichoso — duas toadas que ganharam maior destaque em 2001 —, entretanto estamos em 2002 e muitas águas rolaram desde o ano passado. Hoje, a espera ansiosa é pelas novas coreografias.
Há uma semana, as aulas com Tom Caprichoso começaram a ser intensificadas. O que ocorre é que primeiro as coreografias são demonstradas do curral do Boi azul e branco em Parintins e a partir daí é que recebem a aprovação final. O treino com o GDM ocorre todos os dias e tem início às 19 horas. Assim, Tom espera massificar, até o mês de Maio, todas as coreografias junto ao público do Caprichoso para que em Parintins, em Junho, ninguém faça feio.
Mesmo havendo 12 coreografias preparadas, apenas três foram mostradas à galera:
Pajé, a coreografia de
Entrada e
Boi de Lata. Porém, tudo parece ser uma questão de tempo, para as todas do Caprichoso estejam na boca da galera e que suas coreografias estejam em seus pés e mãos, sincronizados como um relógio.