SBT vai produzir cds dos bois
10/12/2002, Peta Cid, direto de Parintins
Os CDs dos bumbas Garantido e Caprichoso para o Festival Folclórico do ano que vem vão ganhar divulgação nacional. Os presidentes dos bumbás Caprichoso, César Oliveira e d Garantido, José Walmir de Lima, comemoram a decisão do Sistema Brasileiro de Televisão(SBT) em assumir a produção dos Cds oficiais de toadas dos grupos folclóricos.
Os dois presidentes e o diretor da Tv A Crítica de Manaus, Rui Alencar, estiveram em reunião com o superintendente da Rede de emissoras do SBT, em São Paulo, Julio César Casardes que acertou a parceria para produzir, divulgar e comercializar os discos.
A reunião aconteceu ontem, dia 10, na sede do prédio da emissora de TV, em São Paulo.
Os diretores dos bumbás disseram que o Festival Folclórico de Parintins ganhará novo impulso e estará fortalecido para que Parintins volte a receber um grande público em 2003. Este ano, a demanda de turistas diminuiu em torno de 40%. Além da fraca divulgação, outras questões como altos preços cobrados e a falta de ingressos, contribuíram para o descrédito.
De acordo com a assessoria do boi Garantido, o presidente José Walmir disse que o Festival de Parintins, ganha com este acordo. 'O compromisso do SBT, é de divulgar a nossa festa também por meio das toadas', acrescentou o presidente do Garantido, ao comentar o resultado da reunião por telefone.
O presidente do Caprichoso, César Oliveira, não se conteve e logo após a reunião em São Paulo, comunicou a decisão à nação azul e branca por telefone, durante a programação jornalística da Rádio Clube de Parintins. César saiu otimista do encontro. 'O superintendente de Rede comprometeu-se em conseguir novos parceiros para os bumbás, para a temporada do ano que vem', comemorou.
A emissora, segundo o presidente do boi azul e branco vai ainda reservar um maior espaço nos seus programas, para divulgar a festa dos bois de Parintins, em rede nacional.
De acordo com a assessoria do Garantido, Júlio César, que representou a alta cúpula da Tv paulista, na reunião já assistiu o Festival Folclórico de Parintins, por dois anos, daí o entusiasmo em apostar neste novo trabalho. As Associações Folclóricas tiveram baixas no faturamento de vendagem dos discos nos últimos dois anos, assinando produções independentes e chegando à média de 40 mil, cada grupo. As diretorias dos bois fecharam o acordo, otimistas que as vendas dos cds vão aumentar para o próximo festival, com o arrojado serviço de divulgação que será feito nesta nova parceria. Em 1997 quando a Universal Music (Polygram) assumiu a produção e comercialização dos discos, os bumbás venderam juntos mais de 140 mil cópias.
Este ano o SBT, gravou um único Cd com as toadas de Garantido e Caprichoso, mas, as composições eram na verdade regravações dos festivais passados.