A galera bicampeã do Boi Caprichoso lotou o Curral Zeca Xibelão na noite de sexta-feira (13), para festejar a vitória do Festival Folclórico de 2012. Versos de desafios ao boi derrotado aqueceram ainda mais os torcedores que prometeram festejar o título o ano inteiro.
No palco e nas camisas estava estampada a vitória de 3x0, significando que o Caprichoso venceu as três noites, fato que se não se repetia desde 1994. Com o curral lotado o apresentador Junior Paulain comandou a galera chamando o Levantador de toadas David Assayag que chegou cantando "Sensibilidade" emocionando o torcedor que era só alegria.
A estrela mais esperada da noite, o Boi campeão, Caprichoso apareceu no palco com o tripa Marquinhos Azevedo e a Sinhazinha da Fazenda Thainá Valente. A cada apresentação dos itens campeões, uma explosão de energia tomava conta da galera principalmente nas cutucadas do Amo Edilson Santana que sem clemência ironizou o amo e o boi contrário.
Assim foi com a Rainha do Folclore Brena Dianná e a Cunhã-Poranga Maria Azêdo. O clima de conquista do título era visível nos braços e na voz da galera. "Essa vitória é incontestável", disse a Cunhã-Poranga Maria Azêdo. O pajé Waldir Santana encerrou com a pajelança abençoando a nação azulada que brincou até as primeiras horas da manhã de sábado.
A galera sentiu a ausência da Porta-Estandarte Jeane Benoliel que não pode vir a Parintins por conta do trabalho, mas foi lembrada pela maior demonstração de amor ao Caprichoso defendendo o item na arena. Jeane enviou mensagem à galera agradecendo. "Foi a galera que me conduziu na arena, meu respeito a cada um que gritou e ajudou na nossa vitória, muito obrigada, me orgulho de ser Caprichoso", agradeceu.
A presidente Márcia Baranda não escondeu a emoção e a alegria de proporcionar a conquista do título. "É para comemorar muito, é uma vitória que o Brasil inteiro viu os três espetáculos do Caprichoso. É o resultado de um trabalho com base na criatividade e talento da nossa gente e acima de tudo de responsabilidade com o Caprichoso e com Parintins", disse eufórica a Presidente.
Ela ressaltou que a união foi fundamental para a vitória e que a partir de agora os trabalhos se voltam para o centenário. "Se fomos 110 neste ano, no próximo vamos ser 220, o trabalho será redobrado para o bicampeonato", disse.
A vice-presidente Socorrinha Carvalho reproduziu o sentimento do torcedor que foi fundamental durante o ano todo. "A galera é a nossa energia, o que estamos vendo hoje é um torcedor feliz com a cultura popular. É o Caprichoso que faz meu povo balancear, é ele que faz a gente se emocionar", ressaltou.
Mestre Jair Mendes exaltou a dedicação de Márcia Baranda. "Nunca tinha visto um povo tão apaixonado, é a Márcia que transmite isso. Essa vitória é dela sim! Em 2013 quero ter saúde para dar a ela o bicampeonato junto com todos os nossos artistas", falou emocionado.
Fotos: Wanderley Souza