Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Responsabilidade Ambiental: Caprichoso recicla resíduos sólidos produzidos durante o Festival

14/11/2012, Assessoria de Imprensa do Caprichoso

O Boi Caprichoso ao longo de seus 99 anos fincou a bandeira da sustentabilidade, da preservação e conservação da natureza. Por meio de sua ópera cabocla discursou em defesa deste chão, mas os gritos de defensor do meio ambiente não se resumiram apenas nas três noites de espetáculo na arena do Bumbódromo. 


A presidente Márcia Baranda e a diretoria do bumbá idealizaram há dois anos o projeto “Festival Sustentável” e envolveram nesta ação a prefeitura de Parintins e o boi contrário. O projeto foi executado ano passado recebendo o reforço da empresa Rio Limpo. 

Em 2012 o convênio não foi renovado, mas o Caprichoso não deixou de cumprir suas responsabilidades em prol do desenvolvimento sustentável do planeta. A pedido da presidente do bumbá um terreno localizado atrás dos galpões de alegorias foi cercado com tapume para armazenar os resíduos sólidos produzidos dentro dos galpões para que após o festival fosse encontrado um destino para o material. “O cercado evitou que esse material fosse retirado do local, e até mesmo, que o vento lançasse o isopor para o lago da Macurani que fica aqui próximo”, explica o diretor de galpão Jofre Lima. 

A empresa Lory Transportes foi acionada para fazer a reciclagem dos residuos, e desde o mês de julho 20 homens estão trabalhando pela firma na prensagem do isopor e do ferro que são doados para a empresa Móveis Albuqurque e para a Associação dos Catadores de Lixo de Parintins. “Nós reciclamos o ferro e doamos para Associação dos Catadores de lixo que vende para outras empresas em Manaus e o isopor nós prensamos e doamos para a Móveis Albuquerque que transforma em almofada e estofamento sem ofender o meio ambiente”, disse o empresário Lory Prestes afirmando que a natureza agradece a ação do boi Caprichoso. 

A presidente Márcia Baranda lembra que desde o inicio de sua gestão trabalhou não apenas pelo boi de arena, mas fazendo valer a responsabilidade social, e ambiental da agremiação folclórica. “Nós sempre tivemos essa preocupação não só com o boi de arena, mas com o social, com o meio ambiente, com a população parintinense. O Caprichoso é o boi de Parintins, e nós trabalhamos por nossa cidade não apenas em três noites, mas durante todo o ano”, disse ela. 

Márcia Baranda encerra lembrando que o Caprichoso sempre celebrou o amor pela Amazônia clamando sua preservação. Ela solicitou a conscientização das pessoas para que demonstrem esse amor preservando, protegendo e vivendo em harmonia com a natureza.