O Garantido comemora nesta quarta-feira (2), no município de Parintins – localizado a 325 quilômetros de Manaus -, o dia de nascimento de seu fundador Lindolfo Monteverde. A festa acontecerá, a partir das 20h, no antigo curral da Baixa do São José, terreno onde ficava localizada a casa do criador do boi. Monteverde morreu em 1979. Hoje ele completaria 111 anos.
O show folclórico de logo mais abre o calendário de eventos do Centenário do Garantido em 2013.
O show contará com a participação de todos os itens oficiais, batucada e a Companhia de Dança Garantido Show. O apresentador Israel Paulain e o levantador de toadas, Sebastião Junior, vão cantar hits atuais e as memoráveis toadas antológicas da agremiação.
No ano passado, por meio de decreto, a presidência da associação folclórica intitulou a data de hoje como o "Dia da Tradição".
"Estamos completando 100 anos, em 2013, com grande vantagem de vitórias sobre o nosso adversário. Isso deve-se ao legado de Lindolfo, que nos ensinou a valorizar a nossas raízes e a manter a tradição da brincadeira. E nada melhor começar o Centenário homenageando o nosso mestre ", declarou o presidente do boi, Telo Pinto.
A neta de Lindolfo, Cleumara Monteverde, informa que dentre as atrações haverá uma apresentação especial de um teatro infantil sobre a criação do Garantido.
"Meu avô, quando criança era inteligente e muito criativo. De uma brincadeira de criança nasceu o Garantido para se tornar a maior manifestação cultural de Parintins. Vamos demonstrar passo a passo como surgiu o nosso boi", destacou Cleumara.
Toda estrutura do show esta sendo montada no curralzinho, que os torcedores do vermelho chamam de o "Santuário do boi".