"
A partir de hoje está decretado o inicio da comemoração do Centenário de Uma paixão do Boi Caprichoso. Vamos festejar todos os dias". Assim, a Presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda abriu o evento anunciando 21 toadas e a identidade visual de Cem anos, no Clube Caprichoso, na manhã desta quinta-feira (24).
O evento aconteceu no Clube Caprichoso onde foi montada uma exposição musical do bumbá com toadas em fitas k-7 , disco de vinil, CD, DVD, bluray e fotografias de Roque Cid, Luiz Gonzaga e brincantes. Com a chegada do andor de Nossa Senhora do Carmo, o levantador de toadas David Assayag entoou a toada "
Nossa Senhora" e Padre Carlos Caridade abençoou o Boi Caprichoso e a nação azul e branca.
A essência da história do Touro Negro foi um ponto alto do encontro com presença de personagens que fizeram parte da história de cem anos entre eles Julita Cid, nora de Roque Cid que mora na Rua Gomes de Castro, Antônio Silva, o "
Quatir" que surgiu bailando com o Caprichoso, Daniel Avelino e Rei Azevedo amo do boi, ex-presidentes, brincantes, marujeiros, homens e mulheres que construíram uma historia de cem anos. "
Isso é nosso, é do povo é um patrimônio que precisa ser tratado todos os dias" disse a presidente.
Márcia anunciou que o boi terá muitos produtos no centenário apresentando um Box com cinco cd's com cem toadas que marcaram o centenário.
O diretor de projetos Gil Gonçalves descreveu o Centenário destacando a história de homens e mulheres que ao longo de cem anos se revezaram na propagação da arte deixada por Roque Cid. "
Estaremos promovendo o encontro do passado e o futuro do nosso boi que iniciou com o pagador de promessas Roque Cid", declarou.
Ressaltou os primeiros passos da festa sob a luz das lamparinas que chegou às praças, ao tablado e ao Bumbódromo destacando entre os personagens Luiz Gonzaga, Antonio Boboí, Luiz Pereira, Furtado Belém, Zeca Xibelão.
"
Na vanguarda dessa conquista estamos todos nós, os que foram e os que ficaram. Nunca perdemos diante dos desafios, quando foi preciso pedir proteção, pedimos a Nossa Senhora do Carmo, quando foi preciso inovar, inovamos com o balanço de nossas toadas e coreografias de nossas tribos. Vamos continuar ousando porque responsabilidade não nos falta sem colocar em risco a essência da nossa festa. Vamos comemorar e celebrar todos os dias", concluiu.
Assessoria de Imprensa
Fotos:Wanderley Souza