Garantido renasce das cinzas
22/01/2003, Peta Cid, direto de Parintins
'O boi Garantido nunca perdeu a sua identidade que o premiou com o título de brinquedo de São João'. Foi o que disse o presidente do bumbá, José Walmir de Lima, ao comentar que o projeto de arena do vermelho e branco está sendo desenhado pela Comissão de Arte que nunca deixou de se reunir, apesar da crise que reduziu o Garantido a cinzas.
Na opinião de Walmir, o boi Garantido está, sim, renascendo das cinzas, mas isso não é obstáculo para o trabalho que já está sendo feito pela Comissão de Arte que acaba de concluir e fazer o anúncio das dezesseis toadas que vão compor o CD oficial de 2003.
Além do CD a Comissão tem de desdobrado na elaboração da temática para as apresentações nas três noites.
No seminário interno realizado em outubro, o Garantido também discutiu as suas propostas para o projeto e a organização do boi para o próximo Festival.
'Nós estamos fazendo um esforço sobrenatural. Nós e aqueles que gostam do boi. Aqueles que fingem gostar que só querem ganhar dinheiro à custa do boi, esses ficam à parte', disse.
O presidente afirmou que Garantido continua se refazendo das inúmeras batalhas judiciais travadas com empresas por conta de dívidas. O boi pode perder o curral da baixa de São José e um galpão da Cidade Garantido, em leilão marcado para o mês de fevereiro. O dinheiro seria para pagar dívidas a uma empresa do ramo de fogos. Mas, segundo o presidente, os advogados do bumbá estão trabalhando na contestação das ações.
'Fizeram uma farra no boi, mas nós não vamos deixar que essa crise impeça o Garantido de ir para arena', comentou. O Garantido está chamando uma nova assembléia de sócios para apresentar um relatório da situação crítica em que a Associação se encontra principalmente na questão financeira.
Enquanto o setor administrativo vai à Justiça do Trabalho resolver impasses envolvendo ex-funcionários que ingressaram com ações na Junta de Conciliação, a Comissão de Arte cuida do projeto de arena.
'O boi está trabalhando em cima da sua carcaça', disse Walmir, ao definir o trabalho que está sendo realizado, a começar pela seleção das toadas do CD de 2003. O presidente informou que o apoio do SBT na divulgação nacional vai contribuir para dar um novo impulso aos bois, que poderão obter um resultado financeiro satisfatório. De acordo com as informações do presidente, não houve prestação de contas da extinta diretoria do Garantido, o que impossibilita saber detalhes da vendagem dos discos do festival passado.
'Apesar de todos os percalços, das dificuldades, nós vamos levar o Garantido para competir e ganhar' anunciou.
O presidente disse que os artistas do boi terão que trabalhar do zero porque o material do boi foi totalmente reciclado no Festival de 2002. Ele explicou que não há mais o que reciclar, a não ser as estruturas básicas das alegorias que ainda podem aproveitadas. Os demais materiais não resistem, além de que muita coisa foi destruída ou levada dos galpões. 'Não gosto mais de comentar isso, porém preciso dizer que o boi foi assaltado', avaliou.
Apesar da necessidade de reaproveitar material para reduzir os custos do boi de arena, um outro ponto importante que será levado em conta no Garantido é segurança dos itens que deve ser priorizada. Vários acidentes já ocorreram na arena como o da rainha do folclore Polly Anna Azevedo e do tripa oficial Idenílson Piçanã, que foram prejudicados em suas apresentações com a quebra de alegorias.
O presidente do Garantido, José Walmir, ressaltou a necessidade de se manter uma atenção rigorosa na produção das alegorias. 'Quero que em 2003 os itens individuais acompanhem de perto o trabalho dos artistas, testando a segurança das estruturas e conferindo se a área das plataformas é suficiente para as apresentações', disse.
Se depender do presidente, o Garantido passará por mudanças em vários setores, numa tentativa de restabelecer a harmonia dentro do boi.
Mesmo com tantas dificuldades, ele deixou um recado para a torcida vermelha, que prepare o coração, porque a nova administração vai evitar a catástrofe. 'Nós vamos nos sacrificar, mas o Garantido, o nosso brinquedo de São João, estará na arena para competir e fazer o seu povo brincar'.