Nem mesmo o tempo chuvoso foi suficiente para impedir que os torcedores do Boi Caprichoso comparecessem em peso ao Sambódromo neste último sábado. Com o tema 'O Centenário de uma Paixão', a noite marcou a abertura da 25ª temporada de trabalhos do boi da estrela na cidade com 'Missa em Ação de Graças' e o primeiro Bar do Boi do ano.
A programação começou cedo, às 9h, com a 'Missa em Ação de Graças' que contou com a presença da presidente do boi azul, Márcia Baranda, levantador de toadas oficial, David Assayag, presidente do Movimento Marujada, Keynes Breves, além de torcedores e convidados.
Neste ano, a galera tem muitos motivos para comemorar. Além do centenário, o Movimento Marujada completa 25 anos de fundação. "Estamos dando início a mais uma temporada, este ano com um apelo muito especial, 'O Centenário de Uma Paixão', além das comemorações de 25 anos de Bar do Boi. A nação azul e branca pode esperar que vem muito coisa boa por ai", ressaltou o presidente do Movimento Marujada, Keynes Breves.
"A nossa Marujada de Guerra já começou seus ensaios no Atlético Rio Negro Clube, que acontece todas as quintas e domingos, sempre às 19h", completou.
Bar do Boi
Sob o comando de artistas como Canto da Mata, David Assayag, Arlindo Júnior e Júnior Paulain centenas de brincantes do bumbá lotaram a pista do Centro de Convenções, neste último sábado, e dançaram ao som de toadas antológicas e das 21 toadas que compõem o novo CD do Caprichoso.
O primeiro a subir ao palco, às 22h, foi o grupo Canto da Mata. Na apresentação, o grupo dividiu a perfomance com a banda Sangue Caboclo. Após a primeira atração, subiu ao palco do Bar do Boi o apresentador de toadas Júnior Paulain e do ex-amo do boi, Prince do Boi.
Diretamente de Parintins, o eterno pajé do Caprichoso, Waldir Santana, surgiu, no meio da galera, para conduzir a pajelança 'Círculo da Vida' – ritual especial que celebrou a abertura de mais uma temporada de ensaios em Manaus e abençoou os trabalhos rumo a mais um título. Santana encarnou o líder espiritual ao engolir pequenas bolas de fogo durante sua evolução no palco.
A noite ainda reservou um encontro de levantadores, quando pôs, lado a lado, David Assayag e Arlindo Júnior. Além dos cantores, estavam também presentes a cunhã-poranga Maria Azêdo, rainha do folclore Brena Dianná, porta-estandarte Rayssa Tupinambá, sinhazinha da fazenda Thainná Valente e a Marujuda de Guerra que caminhou do meio do Sambódromo ao palco com sua cadência forte e ritmada.
Depois das apresentações, os torcedores da área VIP 'Turbilhão Caprichoso' continuaram a festa, das 4h às 7h.
Outras cinco edições do Bar do Boi e mais a feijoada VIP do Caprichoso (dia 15 de junho) completam a lista de eventos preparatórios do bumbá até o Festival Folclórico de Parintins.