Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Prefeito e políticos de Parintins vão a Brasília

30/01/2003, Peta Cid, direto de Parintins

A classe política de Parintins estará em Brasília neste dia primeiro de fevereiro para acompanhar a solenidade de posse dos senadores e deputados federais amazonenses. O prefeito do Município, Enéas Gonçalves destacou a importância do momento político para o Estado do Amazonas e disse que além de levar o reconhecimento da população, vai também em busca de apoio, especialmente dos senadores Artur Virgílio Neto, Jéferson Peres e dos deputados federais Francisco Garcia, Vanessa Graziotin e Pauderney Avelino, que receberam votação expressiva dos parintinenses.

Acompanham o prefeito na comitiva, o vice-prefeito Bi Garcia, suplente do senador Artur Neto, o presidente da Câmara Municipal, Henrique Medeiros e o secretário de saúde, Oswaldo Ferreira.

No entendimento de Enéas o compromisso assumido pela bancada federal é de fundamental importância na defesa dos interesses do Município. Ele lembrou que o senador Artur Virgílio Neto, que recebeu em Parintins mais de 27 mil votos é um dos que tem assumido este compromisso e conquistado recursos para a execução de grandes obras.

É este compromisso que o prefeito quer estabelecer com os demais representantes do Amazonas que receberam a confiança da população nas urnas.

Uma das questões que ele define como prioridade é a distribuição dos recursos. De acordo com o IBGE, Parintins tem uma população superior a 96 mil habitantes, mas quando se trata de recursos o Município não é reconhecido pelo quantitativo populacional. ' Um exemplo é que nós estamos perdendo recursos do Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços-ICMS. No ano passado, Parintins perdeu mais de R$ 3 milhões', lamentou.

Enéas explicou que além de Parintins, outros municípios como Manacapuru e Itacoatiara também estão perdendo recursos do ICMS. Ele defende que sendo um Município com quase 100 mil habitantes, Parintins não pode ficar acumulando perdas. Esse é um dos principais assuntos que os políticos parintinenses vão tratar com a bancada de deputados e senadores.

'O que vou pedir é que eles encampem uma luta para que o ICMS possa ser pago dentro dos padrões do Município, respeitando o número de habitantes, dando prioridade para que a gente possa fazer mais trabalhos, mais obras', salientou.

Projetos e alocação de recursos para as áreas da educação, assistência social, saúde, turismo e desenvolvimento também serão defendidos.

O prefeito quer mostrar a realidade do Município e desfazer a imagem errada que se tem de Parintins. Segundo ele, a cidade é hoje um pólo do Baixo Amazonas, recebendo jovens e adultos de várias regiões, inclusive do Estado do Pará. Um dos pontos que ele atribui como decisivos para o aumento populacional foi a instalação da Universidade Federal do Amazonas e Universidade Estadual do Amazonas que abriram várias opções para os cursos de graduação.

Na área da educação, Enéas Gonçalves pretende conseguir com apoio do deputado Francisco Garcia, a construção de três escolas visando atender os bairros de Santa Rita e o grande Itaúna onde residem cerca de 40 mil pessoas. Segundo ele, a deputada Vanessa Graziotin também sinalizou positivamente sobre o projeto de construção de uma escola com oito salas de aula em Parintins.

Dobrar o número de leitos nos hospitais é outra necessidade. Dados da Secretaria de Saúde indicam que o Município teria que dispor de 170 a 300 leitos para atender a demanda e às exigências aeroportuárias de operação de aviões de grande porte. Segundo Enéas, o Hospital Padre Colombo, em atividade, tem 57 leitos e o Hospital de Referência Jofre Cohen, que está em reforma terá 89 quando entrar em funcionamento. 'Esse hospital tem que funcionar senão os vôos serão prejudicados', apelou, ao lembrar que o aeroporto Júlio Belém está classificado na terceira categoria de aeroportos e a cidade necessitaria de mais 120 leitos nos hospitais.

É pensando no processo de desenvolvimento do Município que fundamentalmente passa pelo aspecto turístico que os políticos querem estabelecer parcerias e abrir as portas em busca do apoio de todos os setores.