O boi Garantido mais uma vez saiu na madrugada do dia 1º de maio pelas ruas de Parintins (a 420 quilômetros de Manaus) para cumprir a tradição herdada do mestre Lindolfo Monteverde em levar a Batucada e todos os brincantes do bumbá na "Alvorada Vermelha" para anunciar o início de mais uma temporada de Festival Folclórico de Parintins.
Sob o brilho do luar a nação vermelha e branca iniciou a caminhada por volta das 2h30m e percorreu as principais ruas do "lado de cima da Ilha", reduto do boi Garantido, até finalmente chegar ao seu destino final, a catedral de Nossa Senhora do Carmo ao raiar do dia. De acordo com estimativa da Polícia Militar cerca de 35 mil torcedores participaram da Alvorada Vermelha.
Show folclórico
A festa da Alvorada começou no curral Lindolfo Monteverde com a apresentação do toadeiro P.A. Chaves, seguido pelo espetáculo proporcionado pela Batucada, o levantador de toadas Sebastião Júnior e o apresentador Israel Paulain. O show contou ainda com animação da torcida organizada Comando Garantido e a companhia de dança Garantido Show. Os itens oficiais também marcaram presença na festa.
O presidente Telo Pinto, que passou os últimos 20 dias hospitalizado participou do evento demonstrando disposição para a conquista de mais um título do Festival Folclórico de Parintins. "Graças às orações dos amigos e familiares estamos recuperados e é com essa força que vamos em busca do título no ano do centenário", disse o presidente.
Texto: Marcondes Maciel
Fotos: Paulo Sicsu