Uma pesquisa realizada por uma das companhias internacionais de cruzeiros marítimos apontou o show para turistas que é realizado pelos bumbás de Parintins como o melhor atrativo folclórico entre todos os espetáculos que são mostrados aos passageiros em vários países do mundo.

Os cruzeiros percorrem continentes, ilhas exóticas que também realizam festas culturais. Entre todos os shows apresentados, o de Parintins aparece como o mais emocionante e contagiante.
O detalhe é que algumas companhias ofertam como '
presente surpresa' o show dos bumbás aos turistas que visitam a cidade. Nesse caso é a própria companhia que paga pelo show sem nenhum ônus ao passageiro. Em outros lugares, os turistas pagam à companhia para ter direito aos shows.
De acordo com o empresário Álvaro Silva, da empresa Turispar, que trouxe a Parintins o navio Silver Cloud, a festa produzida pelo boi é um espetáculo único no País. Cerca de 120 turistas assistiram ao show do boi azul e branco na quarta-feira, na sede social do bumbá.

Álvaro também informou que mais dois navios aportam em Parintins nos dias 13 e 17 de fevereiro.
O boi Caprichoso que vem realizando as apresentações em Parintins nos últimos dois anos, tem sido a referência neste setor turístico e por esta razão a coordenação está transformando os espetáculos em um trabalho lucrativo do ponto de vista cultural e altamente profissional.
Uma equipe formada por artistas, músicos, dançarinos, auxiliares e diretores têm produzido espetáculos folclóricos com rituais, danças indígenas, numa reprodução do que é realizado nos dias 28, 29 e 30 na arena do Bumbódromo. São mais de cem pessoas envolvidas no evento. Os shows enchem os olhos dos visitantes, a maioria americanos e europeus.

Conhecer o artesanato regional e passeios turísticos também fazem parte das opções oferecidas aos turistas que chegam a Parintins a bordo dos cruzeiros internacionais.
Além do show de boi-bumbá, os visitantes também podem optar por passeios na cidade, incluindo pontos turísticos como, praças, o bumbódromo e os currais dos bois.
Na visita do transatlântico Silver Cloud, o dia foi de faturamento para os triciclistas que com toda a criatividade que é peculiar ao parintinese, levaram os gringos para conhecer a cidade.
A corrida não sai por menos de 2 dólares e alguns chegam a faturar até 5 dólares por um passeio.
Fotos: Frazão de Pariintins