Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Parintins na lente da Discovery

06/02/2003, Jornal A Crítica

A exuberância da Amazônia que deixa extasiado o visitante estrangeiro estará mais uma vez nas lentes objetivas das camêras da Discovery – Tv a cabo que produz documentários em todo o mundo.

O grupo de pilotos que deu volta ao mundo Gerard Moss (suísso naturalizado brasileiro) e esposa Magri Moss (queniana), Claudio Pagani (mexicano), Jorge Cornish (mexicano) e Robert Cornish (mexicano), estiveram em Parintins e foram recepcionados no aeroporto Júlio Belém pelo Prefeito Enéas Gonçalves e secretários municipais, que deram boas-vindas aos viajantes que vivem à caça de aventuras.

No Amazonas, a excursão aérea está sendo dirigida pelo amazonense Luis Mário Peixoto. Ele explicou que o roteiro em dois monomotores iniciou no México até a Patagônia passando pelo Brasil, onde foram incluídas as cidades de Tefé com a Reserva de Mamirauá e Parintins que era motivo de expectativa entre os participantes pela festa cultural folclórica e sua localização no trajeto entre Santarém – Belém (Pará).

Em Parintins, a equipe da Discovery que viaja a bordo do monomotor Aquila Negra visitou áreas ao redor da Ilha e a comunidade de Zé-Açú, distante uma hora e meia de barco da sede do município.

A visão de áreas de muito verde e a simplicidade do caboclo parintinense, além de vários projetos que foram colocados pelo prefeito Enéas Gonçalves para desenvolvimento e sustentabilidade do homem do interior, representou para Magri Moss, momento de intercâmbio e rara beleza, que foram cuidadosamente clicados pela sua inseparável câmera digital.

Tripulantes dos monomotores recepcionados em Parintins - Foto: AGEPIN

Preservação Aliada a Tecnologia
O suísso naturalizado brasileiro GERARD MOSS, que têm experiência como piloto de sobrevôo ao redor do mundo, ao desembarcar em Parintins descreveu a imagem da floresta amazônica como 'fantástica'. Amante da temática de preservação ambiental disse que o fato dos amazônidas ocuparem um espaço relativamente pequeno dentro da dimensão verde é em longo prazo, difícil de se medir em valor, mas para qualquer cidadão que compreenda a extensão de se preservar áreas, isso é muito valioso. Enquanto o mundo inteiro sofre pela falta de espaço, a tecnologia permite que se cultivem de forma ordenada e sem prejudicar o meio ambiente, garante o piloto. Sobre a devastação da Amazônia propagada no exterior, em dois dias de vôos, a equipe constatou que a maior parte das matérias publicadas sobre o assunto não condiz com a verdade, porque demonstra que o Brasil ainda dispõe de muito verde e isso deve ser mostrado por meio de documentário da Discovery para o mundo.

Resgate Cultural
Ao se referir sobre a festa cultural dos parintinenses , o Festival Folclórico, Gerard Moss afirma que quando se viaja ao redor do mundo, a diversidade cultural é grande, mas um fator também é lamentável: manter a cultura de um povo. Ele considera importante que os parintinenses possam buscar o resgate e manter sua identidade de festa indígena que alia o folclore a criatividade dos habitantes, com suas lendas e tradição passada de pai para filho.

Maior reservatório de Água do Planeta
Perguntado sobre o assunto que serve de alerta para especialistas em recursos hídricos do mundo inteiro, Gerard Moss, disse que o projeto Brasil das Águas que será implantado utiliza a mesma metodologia em todo o País, ou seja, por meio de índices verificar a quantidade de água potável e um trabalho de conscientização do povo brasileiro, demonstrando que a água é valiosa e não pode ser desperdiçada.