Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Gil Gonçalves anuncia plano de ação

11/02/2003, Peta Cid, direto de Parintins

Um Plano de Ação que contemple a oferta turística de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), destacando os atrativos naturais, históricos e culturais considerados de maior relevância na composição do produto turístico do Município, começa a ser executado pelo secretário de cultura e turismo, Gil Gonçalves, que tomou posse ontem, às 11 hs, em solenidade prestigiada pelo secretário adjunto de cultura do Estado, Arlindo Júnior, que representou o governador Eduardo Braga, o compositor Chico da Silva e autoridades municipais.

A parceria firmada entre Prefeitura e Governo do Estado é a consolidação de um trabalho que será realizado para sedimentar o Festival Folclórico de Parintins e outros eventos como produtos turísticos para a geração de renda.

'Parintins não pode mais pensar em fazer turismo somente nos dias 28, 29 e 30 de junho', argumentou o secretário adjunto de cultura do Estado, Arlindo Júnior. Ele entende que é preciso trabalhar o potencial do Festival Folclórico e de outros eventos para transformar a cidade em produto turístico o ano inteiro.

Esta visão é compartilhada por Gil Gonçalves que pretende desenvolver um calendário de eventos para movimentar Parintins nos doze meses do ano. Implementar projetos de melhoria do receptivo aos turistas e estrutura da cidade é uma das metas. As ações começam com a qualificação profissional por meio de cursos e seminários destinados a formação de guias, garçons, recepcionistas, vendas, atendimento a passageiros e campanhas para envolver a comunidade nessa nova consciência.

'A maior fonte de riqueza de uma nação ou de um estado está no turismo. O maior numero de empregos são gerados por esta indústria e Parintins precisa saber trabalhar o seu potencial, usando o turismo de forma racional sem explorar o turista', afirma Gonçalves.

Ele entende que a qualificação da mão-de-bra é um dos principais meios para dar ao Município a condição de explorar com êxito o turismo o ano inteiro.

Entre os eventos destacados pelo secretário estão o CarnaIlha que já está recebendo a parceria do Governo Estadual, as manifestações populares como danças, quadrilhas e pastorinhas, a Paixão de Morte de Cristo e o Festival de Verão explorando as belezas naturais das parais, igarapés e florestas pouco valorizadas.

O principal atrativo, o Festival Folclórico de Parintins, será a referência. O secretário acredita que a festa pode crescer e atrair operadores de turismo do Brasil e do Exterior, a exemplo de algumas empresas que já trabalham em Parintins. A idéia é montar um voltado para oferecer o máximo de informações aos visitantes por meio de um Kit Festival, com CD-ROM, guia turístico, vídeos sobre os bumbás e a cidade, revistas e outros materiais que possam contribuir com a divulgação da festa.

Além disso, o espetáculo dos bumbás não será o único atrativo no mês de junho. A Secretaria de turismo vai oferecer programação alternativa ns praças, envolvendo todas as manifestações culturais e artistas da terra. Segundo Gil, a idéia é criar opções de lazer e cultura para os parintinenses e visitantes.

O prefeito Enéas Gonçalves lembrou que o apoio do governo do Estado aos eventos do calendário parintinense é um estímulo para que o Município possa desenvolver a sua vocação para o turismo.

Os presidentes dos bumbás, César Oliveira, do Caprichoso e José Walmir do Garantido, também estão dispostos a contribuir com essa nova mentalidade, que trata a festa folclórica como a propulsora de parte da economia. 'É a indústria sem fumaça, que não polui e traz divisas', disse o presidente do Garantido, José Walmir. Só de empregos diretos, o bumbá vermelho pretende oferecer 300 vagas em 2003.

'Precisamos consolidar o mercado turístico e tornar o Festival uma festa para gerar rendas', assinalou César Oliveira que anuncia a oferta de 500 empregos diretos no Caprichoso. Este ano, todas as fantasias da Marujada de Guerra e de outros setores que eram compradas de outros Estados serão confeccionadas por costureiras de Parintins. Ele lembrou também que a parceria com o Governo do Estado está cada vez mais sólida.