Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

CD do Caprichoso está pronto

15/02/2003, Peta Cid, direto de Parintins

Um CD que atende ao projeto do boi de arena sem perder a sintonia com o resgate das tradições e raízes da brincadeira do boi-bumbá. Essa é a principal característica do CD oficial de toadas do boi Caprichoso que será lançado no dia 15 de março, em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus). A diretoria do bumbá apresentou o disco à torcida azul e branca, em audição nas emissoras de rádio de Parintins. No sábado, na inauguração da sala de imprensa no Curral Zeca Xibelão, diretores do boi e jornalistas conheceram as 20 composições selecionadas para o disco deste ano.

O CD do Caprichoso começou a ser gravado em dezembro no Amazon Show Estúdio, em Manaus, sob a direção executiva de Orsine Júnior, produção musical de Neil Armstrong e Joel Maklouv e participação dos músicos China, Sérgio Túlio, Marcos Dorneles, Mailzon Mendes, Alex Pontes, Silvio Camaleão, Reinaldo, Luiz Carlos, Geraldo Brasil, Mariorinho e o levantador de toadas Robson Júnior, que atuou como percussionista. No Rio de Janeiro, o disco foi mixado e masterizado. O Caprichoso contratou os melhores técnicos como Vânio Marques, da banda da cantora Maria Betânia e Ricardo Esucy, que faz a masterização dos Cds de cantores como Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. O CD foi gravado em sistema computadorizado, dos mais modernos do País.

'É um disco que reúne qualidade, tradição e valoriza o comercial', enfatiza o produtor executivo Orsine Júnior. Ele explica que o CD traz de volta a batida do boi, o andamento tradicional da toada de boi-bumbá. Segundo ele os Cds de 2001 e 2003 estão na mesma raiz, com ênfase para as palminhas, o surdo, a caixinha, além da utilização da bateria acústica que é um instrumento necessário para a gravação das toadas. O segredo da mixagem é exatamente estabelecer o volume de cada instrumento, de maneira que a bateria não tire o brilho dos instrumentos de percussão, da batida tradicional.

Presidente do Caprichoso anuncia toadas 2003


'Nós valorizamos o andamento padrão, evitando o ritmo acelerado que muitos criticavam como algo que estaria caminhando para o axé', assinalou.

Orsine acredita que pela produção balanceada, com músicas que destacam tanto o espetáculo da arena quanto o lado comercial, há uma expectativa de venda só na região Norte de 25 mil cópias. Ele salienta que o CD estará no encarte da revista que exaltará o Festival Folclórico de Parintins e será distribuída em cinco mil bancas do País pelo SBT Music.

Depois de dez anos sendo gravado por Arlindo Júnior, o CD do Caprichoso tem agora a voz do levantador de toadas, Robson Júnior. Ele faz a sua estréia gravando o CD oficial de toadas do Caprichoso e diz que a responsabilidade é dobrada. 'É uma experiência nova, a responsabilidade é dobrada, mas fiz um trabalho com dedicação, carinho e o apoio da diretoria que deu suporte para o êxito vocal', disse. Robson afirma que amadureceu, trabalhou muito e está preparado para este momento importante da sua carreira.

O presidente do Caprichoso, César Oliveira, não esconde a empolgação e afirma que o boi só ganha com os novos talentos. A divulgação nacional do CD por meio do SBT é a oportunidade que a toada e o Festival Folclórico de Parintins necessitam para mostrar ao Brasil o ritmo e a cultura da Amazônia.


RELAÇÃO DAS 20 TOADAS QUE COMPÕE O CD/2003 DO BOI BUMBÁ CAPRICHOSO
1- BOI ESTRELA (MEDLEY) - Robson Jr./Marcelo Reis/Mailzon Mendes
2- TAMBA-TAJÁ – Hugo Levy/Silvio Camaleão/Neil Armstrong
3- MARUJADA DE GUERRA - Chico da Silva
4- PESCADOR DA VIDA - Hugo Levy/Silvio Camaleão/Neil Armstrong
5- TRADIÇÕES E RAÍZES - César Moraes/César Ribeiro
6- EVOLUÇÃO CAPRICHOSO - Márcio Dornelles/Alceo Anselmo/Marcelo Reis
7- ARU E CEUCI - Hugo Levy/Neil Armstrong/Silvio Camaleão
8- PÉROLA MENINA - Ronaldo Base/Wenderson Figueiredo
9- MOSHICA - Waldir Santana/Robson Jr./Marcelo Reis
10– GALOPE ARRASANTE - César Moraes/César Ribeiro
11– CANTO CABOCLO - Ronaldo Base/Wenderson Figueiredo
12– RAINHA DA AMAZÔNIA - Hugo Levy/Neil Armstrong/Edwan Oliveira
13– ANGARATÃ - Cyro Cabral
14– TOQUE DA MARUJADA - José Carlos Portilho
15– PROFETA DA SABEDORIA - Bené Siqueira
16– MINHA POESIA - Zezinho Cardoso/Mailzon Mendes/Alceo Anselmo
17– ULAYKIMPIA – Edvander Batista/ Sebastião Jr./Robson Jr.
18– PEREGRINO DO SOL - Cyro Cabral
19– PARINTINS CAPRICHOSO – Raimundinho Dutra
20– POUT-PORRI - Sales Santos/José Carlos Portilho/Hugo Levy/Carlos Paulain