Caprichoso mostra a tradição so Boi-bumbá
23/03/2003, Jornal A Crítica
Uma festa emocionante, que marcou o retorno do boi Caprichoso às suas raízes. Foi assim no último sábado, no curral Zeca Xibelão, em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), durante o lançamento do CD Oficial Caprichoso: O Boi da Tradição - 90 anos de raízes e tradições na Amazônia. O público, que lotou o local, foi presenteado com um belo espetáculo apresentado pelos itens oficiais do bumbá e pelas tribos, que já se tornaram uma marca registrada do boi.
Durante o sábado inteiro o povo do bumbá azul e branco esteve no curral acompanhando os preparativos da festa. Enquanto eram distribuídos os CDs aos sócios e compradores de mesas e camarotes, a equipe do artista Juarez Lima literalmente caprichava na decoração do curral. Na cidade, em cada esquina era possível ouvir as toadas do novo disco, que tráz uma seleção de 20 músicas de novos compositores, como Robson Jr. e Valdir Santana, e de pessoas que já estão na história do boi, como Raimundinho Dutra e José Carlos Portilho.
À noite, o curral ficou pequeno para tanta gente. Todos queriam ouvir, na voz do levantador oficial Robson Jr. as novas toadas que vão embalar as apresentações do Caprichoso nas noites de 28, 29 e 30 de junho, no Bumbódromo. O público também aproveitou para aprender as novas coreografias que já estão prontas e também serão apresentadas durante o lançamento do CD no Bar do Boi, em Manaus, nesta sexta-feira.
Um dos pontos altos da noite foi a apresentação saudosista da banda 'Sangüe Azul', uma das precursoras do boi-bumbá no Amazonas e que tem nos vocais o amo do boi Rei Azevedo. Este, por sinal, se emocionou bastante ao cantar antigas toadas que marcaram a trajetória do Caprichoso que, este ano, completa 90 anos de fundação.
O atual padrinho do Boi, Acinelcio Vieira, 61, foi um dos torcedores que tiveram que segurar as lágrimas ao ouvir as antigas toadas de raíz. Há 47 anos brincando no Caprichoso, Acinelcio ressaltou que muitas pessoas que participavam ativamente da organização do boi estão voltando à associação. 'Isso mostra que nossos companheiros estão apostando no trabalho do presidente César Oliveira. Prova disso foi a fila de sócios que estiveram no curral para pegar o seu CD, alguns chegaram a ir para as rádios elogiar o trabalho', comentou.
Para o presidente César Oliveira, o novo CD mostra bem a filosofia da nova diretoria do Boi. 'Queremos mostrar o Caprichoso do jeito que ele realmente é, ou seja, um boi de tradição, de raíz e representante da cultura popular de Parintins. Nossos torcedores já podem sentir isso no novo CD que, além de trazer composições belíssimas, mostra a cadência e o compasso original da Marujada de Guerra. Estamos trabalhando duro para desfazer os equívocos que prejudicaram o Caprichoso nos últi mos anos', revelou.