Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Caprichoso entra em Galpão na segunda e realiza missa sábado

03/04/2003, Peta Cid, direto de Parintins

Para a versão 2003 do Festival Folclórico de Parintins, o boi Caprichoso concebeu um projeto diferente, com novas tendências de revestimento em alegorias que vão lançar mão de recursos naturais e recicláveis para tornar ainda mais real a apresentação nas três noites de disputa no bumbódromo. Esse é o tom do discurso do presidente do bumbá, César Oliveira, aos artistas que entram nos galpões de alegorias na segunda-feira (07) para executar o projeto Caprichoso - 90 anos de raízes e tradições na Amazônia e as novas tendências do festival de arena.

A programação oficial de início dos trabalhos começa hoje ( sábado) com uma Missa em Ação de Graças, celebrada às 08h na sede social em Parintins. Antes do ritual profano que se concretizará nos dias 28, 29 e 30 na arena do bumbódromo, já faz parte da programação dos bumbás a reunião de artistas diretores e colaboradores em celebrações litúrgicas pedindo bênçãos para mais uma edição do Festival Folclórico.

'É um momento de união e expressão da fé que é peculiar em todo parintinense', assinalou o presidente César Oliveira. Ele acredita que a partir do ritual religioso, todas as equipes estarão prontas para desenvolver seus trabalhos e fazer do Caprichoso o boi campeão de 2003.

Para chegar aos objetivos traçados, a diretoria tem realizado reuniões diárias com os principais artistas expondo a concepção do Conselho de Arte. Na linha de frente estão Juarez Lima, Karu Carvalho, Jairzinho Mendes, Ito Teixeira, Rossy Amoedo, Elton e Oséas Bentes.

César Oliveira afirma que a nova realidade financeira do bumbá não permitirá desperdício e extravio de material. Os artistas terão que buscar novas alternativas e trabalhar com a reciclagem de material visando a redução de custos. 'Nós temos condições de substituir vários itens que oneram o projeto de arena', explicou.

A mesma proposta está sendo levada para os artistas que vão confeccionar fantasias de tribos, itens individuais e capacetes. Os trabalhos dos QGs iniciam somente em maio. Até o mês de junho, o Caprichoso prevê que estará trabalhando com 350 contratados.

O Conselho de Arte aposta na criatividade dos artistas que já assimilaram a proposta da diretoria.

O artista Juarez Lima, que também ajudou a conceber a nova tendência como membro do Conselho de Arte, afirma que cada artista está fazendo o seu planejamento, sua estimativa, colocando em ordem o cronograma das etapas de trabalho para os próximos noventa dias.

Ele avalia que o Caprichoso está executando tudo aquilo que foi tratado nos seminários, indicando uma nova abordagem para o Festival de Parintins. 'Foi um árduo planejamento, nós também pensamos na segurança e bem- estar do artista', comentou. Um dos pontos positivos observados por Lima foi a abertura dada pelo presidente aos artistas, permitindo a funcionalidade do projeto. 'Há muito tempo esperávamos por esse planejamento. O Caprichoso está com pé no chão para executar tudo aquilo que foi planejado nos primeiros meses de trabalho', frisou, explicando que desde o mês de setembro de 2002, o Conselho de Arte se concentrou em pesquisas e a partir de agora é hora de colocar em prática.