Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Caprichoso acorda Parintins com Alvorada anunciando primeiro ensaio

20/04/2003, Peta Cid, direto de Parintins

A tradição de brincar de boi em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus)  é fortalecida com os eventos que os bumbás realizam todos os anos para marcar o seu território e  anunciar a temporada de ensaios. De hoje até o dia 25 de junho, o boi Caprichoso vai reinar no curral Zeca Xibelão, realizando ensaios aos sábados, domingos e feriados. Desde ontem à noite é o azul e branco que predomina na cidade que acordou nesta madrugada com a alvorada do boi Caprichoso levando uma multidão em euforia pelas ruas.

A temporada de eventos começou na noite passada com a festa 90 Anos de Raízes e Tradições na Amazônia e prossegue hoje a partir de 20h, com a tradicional chegada do boi ao curral Zeca Xibelão e o primeiro ensaio oficial.

A movimentação de ontem iniciou cedo com o público lotando o curral para a grande festa. Foram cinco horas de toadas com Banda Caprichoso, Renato Freitas, Jr. Paulain, Grupo Azul e Branco e Banda Arco-Íris se  revezando no palco e a participação do levantador de toadas, Robson Júnior e da Marujada de Guerra dando um show com a batida cadenciada que segue a nova proposta de resgate que o Caprichoso quer retomar neste festival.

A principal atração foi o ritual O Quinto Elemento-O Sopro da Vida, encenado por 50 integrantes que reproduziram coreografias ao som de flautas e  ercussão indígena das tribos do Xingu. A dança foi essencialmente indígena, fizemos questão de mostrar uma nova performance de palco, explicou o pajé Valdir Santana,  um dos responsáveis pelo ritual, ao lado dos coreógrafos Jair Almeida e Irian Butel. Em um cenário totalmente indígena, criado pelo artista Otávio Muniz, os figurantes que representaram os quatro elementos, sol, terra, água e ar, surgiram em cabos de aço enquanto o pajé incorporou os poderes de Tupã na pajelança que ressuscitou indígenas, dando início ao ciclo da VIDA. Uma oração foi cantada na língua Tupi, marcando a apoteose do ritual. 

A festa estava só começando para os torcedores que não arredaram pé do curral até a alvorada que saiu ás 2h da madrugada pelas ruas estourando fogos e convidando a nação azul para o primeiro ensaio hoje à noite.

O momento mais esperado pela torcida será logo mais às 21h, com a chegada do boi no curral. A caminhada que vai referendar o clima de euforia que está dominando o lado azul da cidade, sai às 20h da frente da Catedral do Carmo, local de marca a divisão dos territórios dos bois de Parintins. A  torcida vai  brincar  de boi-bumbá  relembrando a trajetória, fé e tradição folclórica que permanecem na essência da festa azul e branca.

Os coordenadores da FAB  confeccionaram faixas, bandeiras, banner  e outros adereços para serem distribuídos ao longo do trajeto até o curral. Os torcedores também se mobilizam enfeitando as casas e as ruas por onde o boi vai passar. O presidente do Caprichoso, César Oliveira  quer valorizar a  integração de todos, mostrar que o Caprichoso é verdadeiramente o boi da Tradição.

Na caminhada  o Caprichoso vai relembrar como seus antigos torcedores cultuavam o boi , cantando as toadas antigas que revivem a  brincadeira de rua com as lamparinas que iluminavam os terreiros por onde o boi passava. É  esse sentimento de saudosismo que será levado para as ruas de Parintins com a chegada do boi no nosso curral, diz César.  Para ele, a  participação do boi nas  ruas se revestirá em mais um grande momento  para toda a nação azul e branca que inicia a temporada de ensaios com a responsabilidade de conquistar o título do  festival folclórico deste ano.

Todos estão envolvidos no evento e a diretoria incentiva os moradores de Parintins a decorar a frente das casas e as ruas da cidade para que a cor azul  predomine na ilha do folclore.