Parintins se prepara para o Festival
13/05/2003, APCOM-Agência Parintins de Comunicação
Parintins quer realizar o maior festival folclórico dos últimos anos. A cidade está recebendo toda a infra-estrutura para receber turistas, ministros de Estado, governadores e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dez quilômetros de estrada, revitalização do Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, o Bumbódromo, um moderno hospital com 80 leitos são algumas das obras que o governo do Estado está viabilizando em parceria com a Prefeitura Municipal.
Ontem o secretário de Estado da cultura, Robério Braga, de Infra-estrutura Bosco Saraiva , o secretário executivo de cultura Arlindo Junior e o superintendente da Suhab Robson Roberto, visitaram as obras em Parintins e foram recebidos pelas diretorias dos bumbás nos galpões de Caprichoso e Garantido.
A cidade vai ganhar cara nova desde o aeroporto Júlio Belém. Um portal em forma de cocar com estrutura metálica e vinil será construído na área no Aeroporto Julio Belém, como referência à festa que Parintins realiza em plena selva. Os dez quilômetros de estrada já estão recebendo terraplanagem para a chegada do asfalto que vai facilitar o acesso ao centro da cidade no período de realização do festival. A rodovia que ganhou a denominação de estrada do turismo Eduardo Braga, será inaugurada em junho.
As reformas no Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, o bumbódromo, vão permitir maior segurança aos convidados. O governo do Estado vai instalar um elevador privativo para a comitiva do presidente Lula. A idéia é facilitar o acesso do presidente à arena do Bumbódromo. O secretário de cultura Robério Braga, ressaltou que a presença de um presidente popular em uma cidade que gosta de festa representa várias mudanças. Estamos aqui com orientação do governador Eduardo Braga, para junto com secretaria de obras, prefeitura de Parintins, dirigentes dos bumbás encontrarmos alternativas necessárias para adequar melhor a circulação do Presidente da República de Ministros e de governadores que deverão vir para o Festival deste ano, comentou o secretário. Ele lembrou que apesar de toda a movimentação a cidade não vai sofrer alterações no seu cotidiano, nada que altere a forma tradicional da festa, apenas as medidas necessárias para facilitar o acesso do presidente junto ao povo .Diferente dos anos anteriores, a imprensa que antes se instalava em um tablado, também terá um local reservado nas cadeiras especiais de Caprichoso e Garantido para a cobertura do evento.
Dentro da estrutura que está sendo montada para a festa a cidade vai ganhar um hospital com 80 leitos, com equipamentos modernos em condição de atender a demanda que duplica no mês de junho, além de uma nova delegacia de policia e a ponte de concreto Amazonino Mendes, que liga os bairros de Itaúna I ,II e Paulo Corrêa ao centro da cidade .
O Prefeito Enéas Gonçalves, disse que Parintins está sendo sacudida com as obras que o governo está realizando no município . Os bumbás Garantido e Caprichoso e a cidade viverão nesse junho a sua grande ascensão que resulta da parceria do governo do Estado, governo Federal e é o reflexo desta festa que atravessou as fronteiras do país, declarou o Prefeito.
Na visita aos galpões de Caprichoso e Garantido a comitiva do governo foi recebida com festa por diretores e artistas. No encontro, Robério Braga enfatizou que o governo viabilizou diretamente para os bois o apoio do Bradesco em R$150 mil reais e está em busca de outros parceiros. Na ultima reunião de governadores em Brasília o governador Eduardo Braga, entregou convite pessoal para assistir a festa de Parintins. Nos dias 27 e 28 de junho o Kuat Clube, que recebe os convidados vips da multinacional Coca-Cola vai oferecer toda a estrutura para os convidados do governo do Estado. A campanha publicitária para o festival de Parintins que será feita através de folders, cartazes, outdoor, o guia da cidade, uma camiseta produzida pela empresa Saga Publicidade e braceletes nas cores azul e vermelha estão sendo providenciados pelo governo. A segunda parcela de recursos da coca-cola para os bumbás será enviada quando os bois prestarem conta da primeira , para mostrar seriedade na administração que passa pelo acordo com o governo Estadual.
O presidente do boi Caprichoso, César Oliveira, aproveitou a visita ao galpão do azul e branco para entregar ao secretário Robério Braga o projeto Caboquinho Fraternal, que se alia ao programa Fome Zero do governo federal para distribuir alimentos à famílias carentes de Parintins.