O projeto Parintins 2003 começa a ser executado pela Prefeitura com a realização de um grande mutirão para preparar a cidade que espera receber 100 mil turistas neste Festival. Os procedimentos necessários para a realização do mutirão, as estratégias e as parcerias foram estabelecidos a partir da decisão do governador Eduardo Braga de ajudar Parintins a fazer o melhor Festival dos últimos anos. Depois da visita do governador a Parintins, no domingo, hoje o prefeito Enéas Gonçalves está em Manaus e vai assinar convênios com as secretarias de Estado da Cultura e Infra-estrutura, visando a liberação de recursos para os serviços básicos de organização da cidade.

O Município vai cuidar da limpeza das avenidas, praças, capinação dos bairros, vai realizar operação tapa-buraco, construção de calçadas, sarjetas, meio-fio e pintura dos logradouros públicos. O governador Eduardo Braga acena com a possibilidade de continuar com o projeto de pintura das casas, destacando o colorido nos tons azul e vermelho, que identificam os bumbás Caprichoso e Garantido, respectivamente. O Município contará ainda com apoio dos órgãos que todos os anos definem as atribuições na segurança, controle do trânsito, fiscalização de embarcações, infra-estrutura do Bumbódromo, fornecimento de água, estruturas de emergência e supervisão da saúde, segurança aeroportuária, entre outros serviços essenciais no período de realização do evento.
A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Parintins é mais uma motivação para preparar a cidade. Gonçalves assinala que a parceria firmada entre Governo do Estado e Prefeitura vai dar a Parintins cara nova no mês de junho. Ontem mesmo ele já estava definindo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Bi Garcia, a contratação de pessoal para o mutirão, o que representa investimentos e oferta de empregos temporários no período da festa. O vice-prefeito Bi Garcia informou que cerca de cento e cinqüenta pessoas serão contratadas a partir do dia primeiro de junho. Bi Garcia disse que a população praticamente dobra neste período e é preciso elaborar as ações de maneira que o Município tenha condições de corresponder com a demanda de público. A Prefeitura está trabalhando com o número de 100 mil pessoas que deverão desembarcar em Parintins na semana do Festival.
O Município também se organiza na elaboração do calendário de eventos e material publicitário de Parintins. Com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado, o material contendo as informações básicas de orientação ao turista e os eventos da Ilha do folclore serão divulgados no período do Festival Folclórico. A Secretaria de Cultura Turismo-Sectur, formatou o material a partir de fotos e registros que reproduzem os eventos turísticos da cidade. Serão priorizados as festas de maior expressão. Uma novidade que será lançada a partir deste ano é a pesca esportiva que poderá incluir o lago do Zé Açu, ( a uma hora de barco da sede do Município) como ponto de referência no calendário turístico. Em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, Parintins também poderá viabilizar a realização de competições náuticas em frente à cidade, no rio Amazonas ou no lago do Macurany, nos arredores da Ilha. Na revitalização de prédios históricos, a Prefeitura anuncia que o Palácio Cordovil, sede da Prefeitura de Parintins, será transformado em Centro Cultural dotado de um auditório, biblioteca moderna e galeria para exposições. Outro projeto em andamento visa transformar a praça da Liberdade em atrativo cultural com a implantação do Centro de Tradições Culturais com apresentações de danças regionais, quadrilhas, pastorinhas e da brincadeira de boi-bumbá.