Gil está de volta...
Uma injeção em dose dupla. Duas estrelas de primeira grandeza se reintegraram ao boi-bumbá Caprichoso no final de semana em Parintins, atestando que o azul e branco sempre consegue tirar das dificuldades o seu maior trunfo. Enquanto a apaixonada galera comemorava a volta do apresentador Arlindo Júnior ao curral Zeca Xibelão, os artistas vibravam nos galpões de alegorias na primeira reunião com o estrategista Gil Gonçalves que a partir desta segunda-feira arregaça as mangas para ajudar o Caprichoso a levantar a taça de campeão do Festival.
Depois de enfrentar as especulações em torno do atraso dos trabalhos, o boi Caprichoso começa a experimentar um dos grandes momentos de união na etapa de preparativos para a disputa do Festival Folclórico deste ano.

Gil Gonçalves é o atual secretário de cultura e turismo de Parintins e os compromissos profissionais impediam que ele participasse ativamente dos trabalhos no boi.
Mas a estrela azul do ex-apresentador do Caprichoso brilhou mais forte. É assim para todo parintinense da gema, o sentimento aflora e contra a paixão pelo boi não há resistência. E o touro negro soube como amolecer ainda mais o coração de Gil Gonçalves. Durante a entrega do título de cidadão parintinense ao apresentador Arlindo Júnior, no auditório Dom Arcângelo Cérqua, na última sexta-feira, o boi Caprichoso chegou de surpresa e antes de entregar flores ao homenageado fez questão de cumprimentar Gil que estava nas galerias. Bastou um gesto de carinho para que ele decidisse anunciar oficialmente a volta aos trabalhos, cumprindo o que já vinha acertando com o presidente César Oliveira e artistas. Confesso que esse gesto do meu boi me tocou profundamente. Eu tenho um caso de amor antigo com o Caprichoso.E o presidente César sempre me dizia que haveria a hora certa de chegar no boi. Estou voltando aos galpões, vamos estar juntos, unidos para dar ao Caprichoso o maior presente nesses 90 anos que é o título de campeão, disse emocionado.

Gil Gonçalves vai conciliar suas responsabilidades, dividindo as tarefas da Secretaria de Cultura e Turismo- Sectur, para estar integrado aos artistas nos galpões de alegorias. Tenho uma equipe muito boa na Sectur e com certeza a minha participação no boi não será problema, justificou.
A chegada de Gonçalves aos galpões no sábado deu uma injeção de ânimo aos artistas, diretores, ajudantes e em todos que reconhecem na figura dele uma das lideranças do bumbá azul e branco. O talento de Gil Gonçalves na condução do boi fica explícito nas discussões, onde ele consegue de uma maneira muito peculiar juntar as idéias para a produção de algo sempre inusitado e que contribui para dinamizar os trabalhos. A forma de montar as estratégias do boi se unirá às criações de Juarez Lima, Karu Carvalho, Oséas Bentes, Jairzinho Mendes, Rossy Amoedo, Elton Campos e Ito Texeiria para conduzir as apresentações na arena.
Hoje às 10h o Conselho de Arte vai repassar a Gil todo o projeto do boi, a proposta de mergulhar na singularidade do povo e nos 90 anos de história.
O Conselho vai me passar a filosofia do boi, eu vou conhecer o processo alegórico e vamos tocar o barco, afirmou.
Gil também vai poder contribuir com o trabalho que está sendo desenvolvido pelos coreógrafos das tribos, setor que ele ajudou a firmar em três anos de dedicação.
Para o presidente César Oliveira, a chegada de Gonçalves resume a união que a diretoria está buscando para minimizar todas as questões que poderiam influenciar negativamente para o boi. Sempre tenho falado em família unida, e o Gil é mais alguém que chega pra somar, batalhar junto com a diretoria. Ele sempre me falou que estava à disposição do boi Caprichoso e este é o momento da sua reintegração, acentuou. César Oliveira reuniu todos os trabalhadores do Galpão Central no sábado, para anunciar oficialmente que Gil Gonçalves está de volta à casa.