Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Boi de Rua será domingo

05/06/2003, Peta Cid, direto de Parintins

A tradição de brincar de boi nas ruas de Parintins está de volta.

No próximo domingo, o boi Caprichoso promete realizar um mega evento, reunindo 30 mil pessoas numa caminhada que vai referendar o clima de euforia que está dominando o lado azul da cidade.

Será a terceira edição do evento Boi de Rua, que este ano relembrando a trajetória, fé e tradição folclórica que permanece na essência da festa azul e branca.

A coordenação do Boi de Rua definiu o trajeto que será cumprido na festa de domingo.

De acordo com o coordenador de eventos do Caprichoso, Osmar Andrade, a nação azul vai se concentrar às 17h na rua Rio Branco (lanche da Tia Lili) de onde sairá a caminhada. Na rua Rio Branco o boi presta homenagem à esposa de Luiz Gonzaga, a centenária Izolina Gonzaga. Na Praça do Sagrado Coração de Jesus, a FAB fará apresentação especial para saudar a escola de Arte Irmão Miguel de Pascalle. Seguindo pela rua Benjamim da Silva até a Jonathas Pedrosa, o Caprichoso escolheu brincar em homenagem ao padrinho Didi Vieira, um dos grandes colaboradores do azul e branco. Um show pirotécnico está sendo preparado para a passagem do touro negro na Praça da Catedral do Carmo. Outro momento marcante será na rua Cordovil, na casa de Luizinho Pereira, um dos donos do Caprichoso que mora até hoje no local onde funcionava o curral.

Na chegada ao curral Zeca Xibelão, a festa de encerramento terá a participação da Banda Caprichoso, Canto Parintins, Júnior Paulain, Márcio do Boi, levantador de toadas Robson Júnior e o apresentador Arlindo Júnior.

Os coordenadores do Boi de Rua estão confeccionando faixas, bandeiras, banner e outros adereços para serem distribuídos ao longo do trajeto. Os torcedores também se mobilizam enfeitando as casas e as ruas por onde o boi vai passar. O presidente do Caprichoso, César Oliveira quer a participação dos torcedores na festa. “Queremos a integração de todos, mostrar que o Caprichoso é verdadeiramente o boi da tradição”, assinala.

Os itens oficiais, tribos, Marujada, vaqueirada participarão da caminhada. O boi também levará personagens tradicionais como a boneca Dona Aurora, o Gigante, os camisas azuis (que eram os batuqueiros do boi), os índios, além de destacar o ritual da morte do boi e o teatro que encena o momento em que o Pai Francisco tira a língua para satisfazer o desejo de mãe Catirina.

Todos estarão envolvidos no evento e a ordem é decorar as ruas para que a cor azul predomine na cidade.