Caprichoso ameaça não disputar
06/06/2003, Peta Cid, direto de Parintins
Se regras não mudarem, não vai ter disputa.
Parintins-Am - O boi Caprichoso poderá não disputar o 38º Festival Folclórico de Parintins se permanecerem as regras aprovadas no Regulamento da disputa dos bumbás. A decisão é ponto definido pela diretoria com o aval de sócios e torcedores que ontem lotaram a sede social do bumbá em Parintins para ouvir a exposição do presidente César Oliveira sobre o incidente ocorrido em Brasília. A torcida azul e branca manifestou indignação com o possível “esquema” que estaria sendo arquitetado com a intermediação do empresário Armando do Vale.
O boi Garantido foi o único a se apresentar no 6º Encontro de Secretários e Assessores de Ministros de Estado e o empresário Armando do Vale foi quem ofereceu o show “como um presente de amigo”, segundo explicações da assessora parlamentar Tânia Azevedo.
Estavam presentes no evento em Brasília assessores e secretários dos Ministérios da Cultura, Educação e Turismo que de acordo com as novas regras do Regulamento seriam responsáveis pela indicação de nomes e currículos de pessoas para o sorteio dos jurados. “Entendemos que esse critério já contaminou. Se não houver outro mecanismo, o Caprichoso vai para a arena, mas não disputa” anunciou o presidente César Oliveira. Ele disse que o Caprichoso está trabalhando com seriedade, buscando a transparência do julgamento na tentativa de resgatar a credibilidade do Festival Folclórico de Parintins, arranhada nos últimos quatro anos com os resultados elásticos que favoreciam apenas uma agremiação. “Mas o boi contrário (o Garantido) quer seguir o mesmo caminho de antes, usando o senhor Armando do Vale que todo mundo já conhece de outros festivais. Esse rapaz não gosta da nossa festa e só quer prejudicar Parintins. Onde ele chega já tem aquele sintoma de esquema ou coisa suja”, desabafou Oliveira.
Armando do Vale já foi acusado em anos anteriores de participar de esquemas que favoreciam o Garantido. Até uma toada foi composta pelo Caprichoso insinuando as tramas do empresário.
César lamentou profundamente porque o Regulamento já estava aprovado após exaustivas discussões. Os dois bumbás buscaram um caminho, via Ministérios, que poderia ser a solução para a retomada da credibilidade da festa. “Estamos todos tristes com esse episódio. Mas não podemos ficar calados enquanto o Garantido está por debaixo do pano arquitetando, tentado agradar as pessoas que deveriam escolher os jurados”, argumentou.
A reunião de ontem foi para pedir o apoio e discutir com a torcida possíveis regras para serem apresentadas na reunião que o presidente César Oliveira está solicitando com a diretoria do boi Garantido e o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga. “Nós agora queremos a manifestação da galera. Queremos ouvir a opinião da nossa torcida”, disse Oliveira.
Ele assegurou que o Caprichoso entra na fase de finalização dos trabalhos nos galpões e está preparado para a disputa na arena. “Nós queremos um julgamento limpo na arena e não nos bastidores”, disse.
Sobre as argumentações do Garantido de que apenas Arlindo Júnior participou do programa Jô Soares, César afirmou que ele foi convidado do Governo do Estado e cantou uma toada que não está no CD oficial do bumbá. “Não houve na apresentação do Arlindo nada que pudesse comprometer o julgamento do festival. Agora a apresentação do boi contrário em Brasília, isso sim, pode ser entendido como armação”, concluiu.
O levantador de toadas, Robson Júnior, acredita que Parintins não pode desperdiçar a chance de mostrar para o Brasil e para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o Amazonas tem a maior festa folclórica do País. “Nós estamos sentindo lá em Manaus que o boi caiu no descrédito por causa dessas denúncias que comprometem o julgamento. Se continuar assim, nossa festa corre sério risco”, argumentou.
A voz geral na reunião do azul era de que a diretoria deve manter o seu posicionamento. Os caprichosos entendem que o boi Garantido tem artistas renomados, parintinenses respeitados que trabalham sério e não precisam de esquema de bastidores para disputar em igualdade de condições com o Caprichoso nos dias 28, 29 e 30.