Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Peregrinação: Nossa Senhora do Carmo chega em Manaus

06/06/2003, Peta Cid, direto de Parintins

Parintins-Am- A fé e a tradição de reverenciar a padroeira de Parintins Nossa Senhora do Carmo, estarão em evidência hoje com a chegada da imagem da Santa a Manaus, numa peregrinação que começou no mês de maio por várias cidades do Baixo Amazonas.

Embora Parintins esteja em clima de Festival Folclórico, o povo católico demonstra sua devoção e não deixa de lado as orações participando das programações religiosas que antecedem a festa, realizada anualmente no mês de julho, reunindo milhares de fiéis e romeiros de vários municípios da região e das comunidades rurais.

Devotos da colônia parintinense radicada em Manaus vão recepcionar a imagem da padroeira de Parintins, que chega às 9h no aeroporto Eduardinho, em um avião fretado pelo governo do Estado. Os Movimentos Marujada e Amigos do Garantido estão organizando uma carreata que seguirá do aeroporto direto para a Catedral Metropolitana de Manaus. A Imagem da Santa será conduzida no carro de Corpo de Bombeiros até a Igreja onde haverá uma missa celebrada pelo bispo coadjutor da arquidiocese de Manaus, Dom Mário Pasqualotto.

A peregrinação da Virgem do Carmo acontece desde o ano passado. Este ano, a Santa já esteve nos Municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá e agora Manaus.

O pároco da Catedral do Carmo, Padre Benedito Teixeira, afirma que a peregrinação é uma forma de evangelização. Ele informou que em Manaus, Nossa Senhora do Carmo vai percorrer várias paróquias e retorna a Parintins somente no dia 05 de julho, na véspera do Círio que abre os festejos da padroeira da cidade de Parintins.

Ele lembra que a festa do Carmo é um momento de congraçamento e união do povo de Parintins, que verdadeiramente faz a festa acontecer. “A fé fala mais alto e não tenho dúvidas que a festa do Carmo une o que fica do Festival, consegue apagar todas as mágoas entre os irmãos”, destaca.

Quinze pessoas da coordenação da festa de Parintins acompanham a Imagem da padroeira na peregrinação pelo Estado.