FAB se prepara
10/06/2003, Peta Cid, direto de Parintins
Parintins-Am – Preparar o espírito de 35 mil pessoas envolvidas pela paixão e vibração durante as noites de 28, 29 e 30 de junho nas arquibancadas do Bumbódromo requer organização e liderança. Item oficial da disputa dos bumbás de Parintins, as galeras só precisam estar bem entrosadas para assegurar um espetáculo de encher os olhos.
Nos últimos anos, a galera do Caprichoso tem se destacado pela participação efetiva na história que é contada na arena, interagindo no espetáculo por meio de coreografias, cantos e movimentos de braços. E quem comanda toda a estrutura da galera no Caprichoso é a Força Azul e Branca- FAB, formada por torcedores apaixonados que se dedicam a confeccionar os adereços que proporcionam o show nas arquibancadas do Bumbódromo.
O presidente da FAB, Heliandro Tavares, anuncia que 200 integrantes estão empenhados em produzir os adereços que serão utilizados nas noites de apresentação. Enfrentando problemas financeiros, a FAB está utilizando material descartável para a confecção de adereços, mas que promete causar efeito especial e de inovação na galera.
Mais de 8 mil peças foram coletadas pelos integrantes da torcida em Parintins e Manaus. A cênica também estará presente nas arquibancadas do Caprichoso. O coreógrafo Eferson Souza será responsável pela mudança de movimentos com a galera em ponto estratégico no Bumbódromo. Os movimentos com os braços, a dança são pontos fortes da galera que realiza ensaios todas as tardes no galpão central, na etapa de preparativos para a grande disputa.
De acordo com Heliandro, mesmo com dificuldades, o investimento da diretoria ainda é alto. Em 2003 o boi deve gastar mais de R$ 80 mil na compra de adereços e material para incrementar a torcida que tem o título de “a melhor do festival”. São 500 pessoas empenhadas em coordenar os 10 mil torcedores que vão estar nas arquibancadas do boi azul.
Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a FAB reserva uma homenagem especial, um segredo que Heliandro Tavares guarda a sete chaves.
O dirigente afirma que os integrantes da torcida organizada estão prontos para chegar bem cedo ao Bumbódromo e esperar a hora do grande espetáculo. Ele promete o emprenho da equipe para repetir a façanha dos últimos anos assegurando a nota dez para o item galera.