Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Inédito - Galeras unidas na homenagem a Lula

19/06/2003, Peta Cid, direto de Parintins

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já conseguiu protagonizar um fato inédito antes mesmo de pisar em solo parintinense. Pela primeira vez na história do Festival, Caprichoso e Garantido descem do pedestal da disputa e estarão juntos na arena do Bumbódromo, 15 minutos antes do início da festa, para as homenagens ao presidente. O formato que os bumbás, Prefeitura e Governo do Estado encontraram não interfere nas apresentações dos bois, mas será algo surpreendente, inusitado com as duas galeras juntas saudando o convidado ilustre.

O contexto da festa não permite que os grupos apresentem alegorias para qualquer tipo de manifestação que não seja a disputa e por isso a decisão dos bumbás é pela saudação ao presidente com as galeras azul e vermelha.

Em reunião intermediada pelo prefeito Enéas Gonçalves, ontem de manhã na Secretaria de Turismo do Município, os representantes dos bumbás apresentaram sugestões que foram acolhidas pelo representante do governo do estado no encontro, o secretário executivo de cultura Arlindo Júnior. O governo vai dar total apoio aos grupos folclóricos na confecção de adereços para as torcidas e das bandeiras do Brasil que estarão caracterizadas com as cores de Garantido e Caprichoso. Os dois bois de pano entrarão na arena com seus apresentadores e chamarão a torcida para o momento apoteótico. Cada agremiação ficará livre para preparar uma toada ou outro tipo de saudação ao presidente.

A idéia é mostrar para a equipe precursora que retorna a Parintins no dia 25, a importância do calor e da receptividade do povo parintinense que está esperando pela oportunidade ver o chefe da nação na arena do Bumbódromo declarando aberto o 38º Festival Folclórico de Parintins. No entanto, as definições em torno da presença de Lula na arena ou no camarote preparado exclusivamente para ele, só virão com o retorno da precursora presidencial.

Representando o Garantido na reunião, o compositor Fred Góes, disse que esta será uma homenagem justa para um presidente popular. 'Independente de qualquer análise ideológica ou política, Lula é um cidadão que veio do povo, como a gente que faz folclore, que trabalha com a cultura popular', decalou.

Góes observa que o formato que os bumbás e os governos estadual e municipal encontraram não mexe como espetáculo em si. 'Será uma homenagem antes do espetáculo e a gente vai poder dizer ao presidente do carinho que temos e da importância da visita a Parintins'.

O boi Caprichoso também considera a decisão a mais viável para uma homenagem prática e, com efeito. 'O emocional do presidente com certeza vai estar à toda prova', disse o representante do Caprichoso, Edvander Batista.

Ele acredita que a visita de Lula vai dar aos bois e a Parintins uma oportunidade única.