Parintins pode ficar pávula
A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Parintins será o grande momento para transformar a cidade na vitrine para o mundo. O otimismo é do governador Eduardo Braga que na visita realizada na noite de terça-feira à cidade para vistoriar as obras do governo, declarou que '
Parintins pode ficar pávula' porque além de se tornar a capital do País nos dias 28 e 29 de junho, terá a grande chance de conquistar o coração do presidente e quem sabe realizar sonhos como a energia confiável e a ampliação do Bumbódromo.
'
Há menos de seis meses do nosso Governo estamos conseguindo preparar Parintins para uma festa que vai ser histórica no coração de todos nós', assinalou, confirmando que além de Lula e da comitiva de ministros, senadores, deputados, governadores e prefeitos, Parintins receberá o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento. '
Será uma das dez personalidades mais importantes do mundo prestigiando o evento amazônico', completou.
Mas é pela emoção que o governador acredita que o parintinense pode conquistar o presidente da República para assegurar do governo federal a ampliação do Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, o Bumbódromo.
De acordo com Braga, a festa cresceu e precisa de mais espaço. '
Muitos acham que o Bumbódromo é grande demais. Mas a verdade é que nós temos problemas e precisamos melhorar', explicou. Ele citou alguns locais que necessitariam de ajustes como a área de concentração que é problemática para os dois bois , onde acidentes já foram registrados, inclusive com vítimas fatais. A tribuna de honra está instalada em local desapropriado prejudicando a entrada das grandes alegorias. '
A festa cresceu tanto que não comporta mais as galeras que chegam cedo ao bumbódromo e não recebem o conforto necessário com banheiros que possam dar vazão e atendimento aos torcedores. Faltam condições para que o povo possa estar melhor atendido e ter mais espaço na festa', enfatiza Braga.
Com a ampliação do Centro Cultural o governador acredita que finalmente haverá viabilidade econômica definitiva para os bois de Parintins. Ele observa que a festa demanda custos e precisa de mais espaço para comercialização e desta forma garantir mais recursos para os bois. '
Não é porque somos do Amazonas que queremos crescer o Bumbódromo por querer, mas sim porque entendemos que precisamos melhorar em função da grandiosidade da festa e das necessidades', explica.
A intenção do governo do Amazonas é envolver todos os parceiros da festa a começar pela Presidência da Republica, dos ministros que acompanharão a comitiva, dos setores privados entre os quais a Coca-cola, o Bradesco, Amazônia Celular, Kaiser, e até mesmo a Petrobrás que por meio da Lei Ruanet poderia aplicar os recursos para a ampliação do local. De acordo com Braga existem mil maneiras que dependem apenas do presidente Lula para ajudar Parintins a desenvolver e explodir com a festa mundialmente.
Orações à padroeira e a São PedroObras - O governador Eduardo Braga chegou a Parintins no início da noite de terça-feira, vindo de Belém do Pará. Ele vistoriou as obras que serão inauguradas no dia 28, pediu agilidade das empresas construtoras e invocou as orações dos parintinenses para que Nossa Senhora do Carmo e São Pedro dêem uma trégua às chuvas que estão prejudicado o andamento dos trabalhos.
'
O volume de obras que Parintins está recebendo é histórico' declarou.
O governo está melhorando o sistema viário, energia elétrica com a chegada de novos geradores e iluminação de rodovias, construção de passeios públicos, um hospital dotado com equipamentos de última geração que será pólo de referencia de saúde na região do Baixo Amazonas.
O governador voltou a afirmar que com certeza este será o maior festival de todos os tempos. '
O mundo inteiro vai se voltar para o festival pelo fato do presidente estar em Parintins', disse. Faltando apenas dez dias para a festa ele mostrou-se preocupado com as obras em andamento. '
Me preocupo, mas vamos trabalhar nestes dez dias por 30 com turnos de 24 horas. Eu tenho certeza que será uma grande festa'declarou. O município também está recebendo sinalização que prepara a cidade para o trânsito. Ontem à noite a diretora do Detran-AM, Mônica Melo e as equipes de atuação do órgão lançaram em Parintins o Plano de circulação e o planejamento do trânsito para o festival folclórico.