
A cidade de Parintins vive a movimentação que antecede a disputa de Caprichoso e Garantido e neste período pré-festival, o Município reforça sua estrutura para manutenção da limpeza que triplica em toneladas de lixo. Para atender a demanda que aumenta com o número de pessoas e serviços implantados no Município, a Prefeitura de Parintins fez a entrega de mais um carro coletor de lixo e fardamento para os garis que estão trabalhando na limpeza da cidade.
Mais de duzentos uniformes foram entregues aos profissionais da limpeza pública. O ato de entrega foi realizado na Praça da Catedral, onde estiveram presentes o prefeito de Parintins, Enéas Gonçalves, o vice-prefeito Bi Garcia o secretário de segurança, Júlio Pinheiro e o secretário de justiça do Estado, Lélio Lauria. A limpeza pública no período do Festival Folclórico é prioridade do governo Municipal, reforçando o título que a cidade conquistou nos últimos anos como cartão-postal do Baixo Amazonas. Praças, jardinagens e avenidas bem cuidadas demonstram também que a população se conscientizou sobre a importância de manter o padrão de limpeza, obedecendo até os horários estabelecidos para a passagem do carro coleto nos bairros e centro da cidade.
Carta 
'
Pelo fim do racionamento definitivamente'. Esse é o lema de representantes de todos os segmentos da sociedade parintinense que voltaram a reunir ontem na Secretaria de Cultura e Turismo. Os diretores de escolas da rede pública municipal estadual e conveniadas demonstraram total apoio à proposta de inclusão de cerca de 70 mil assinaturas na Carta de Parintins, que será entregue ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva , dia 28 de junho.
O Bispo Diocesano Dom Giuliano Frigeni, ressaltou que é preciso que essa solicitação aconteça das bases. '
Não se pode construir o futuro das famílias em cima de um Festival que dura apenas três dias, é necessário que indústrias sejam incentivadas pela energia de qualidade para implantar seus empreendimentos que vão gerar renda permanente o ano inteiro', disse. O pastor Elmer Lessa do Primeiro Tempo da Igreja Batista de Parintins, acredita que será '
solução para inúmeros problemas como o desemprego causado pela falta de energia elétrica, que gera descrédito na implantação de indústrias na cidade'.
O prazo limite para entrega de todos às cartas acontece no dia 26 de junho, que serão anexadas ao documento que contém parecer técnico da EletroNorte.
O Prefeito Enéas Gonçalves e o Vice, Bi Garcia, presentes ontem na Ação Itinerante da Afeam, na Quadra Silvio Miotto aproveitaram para lançar a campanha de assinaturas da Carta de Parintins, solicitando energia elétrica de Tucuruí iniciando a inclusão de suas assinaturas em uma das cartas. O superintendente do Sebrae/Am, Dr. José Carlos Reston aderiu à idéia , assim como o presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas, Pedro Falabela, secretário de Justiça e Cidadania, Lélio Lauria e o secretário estadual de segurança Pública, que assinaram o documento. Os demais beneficiados aproveitaram o momento para registrar seus nomes e documentos pleiteando a prioridade eleita pelos demais segmentos da comunidade parintinense, que será entregue ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Ação de Crédito A Prefeitura participou ontem da terceira ação de crédito em Parintins. A solenidade contou com a presença do presidente da AFEAM, Pedro Falabela, superintendente do Sebrae-Am, Dr. Luis Carlos Reston, secretário - executivo da Secretaria de Produção Rural, Valdenor Cardoso, coordenador de Fomento e assistência Técnica do IDAm, Dr. Ramonilson de Souza Gomes. Recursos na ordem de 1 milhão, 416 mil, 881 reais foram distribuídos entre os financiados por meio de capital de giro para artesãos, máquinas e equipamentos para novos empreendedores. Na oportunidade, o presidente da AFEAM, Pedro Falabela lançou o Cartão de Crédito do produtor, que vai garantir aos pescadores compra de gelo, diesel e gasolina sem intermediários para descontos em uma conta-corrente que não pague tarifas bancárias. A parceria será feita com o Banco Brasileiro de Descontos (BRADESCO). Além disso, por determinação do governador Eduardo Braga, dentro de pouco tempo as ações itinerantes serão substituídas por inovação no Crédito com a permanência o ano inteiro de técnicos da AFEAM nos municípios, para que os financiamentos sejam liberados não uma vez por ano, mas dependendo da necessidade de cada localidade de janeiro a dezembro.