O detalhe que faz a diferençaParintins-AM - O espetáculo teatral que resume a apresentação de uma seqüência de quadros magníficos inspirados no boi-bumbá amazônico é valorizado com os movimentos que cuidadosamente são arquitetados pelos artistas de Caprichoso e Garantido. O fator surpresa pode fazer a diferença na apresentação de uma alegoria, de itens individuais e na composição do bumbá na arena. Entende-se, portanto, que um detalhe pode valer o título do Festival.
Esse conceito está presente hoje no galpão de alegorias do Boi Caprichoso que fará da inovação um trunfo para surpreender a torcida e os jurados. Mesmo sem revelar os principais segredos, os artistas confidenciam que o detalhe pode estar no movimento de uma alegoria, em um bicho da floresta ou até mesmo na aparição do boi, que é um dos momentos mais celebrados pela galera. '
O boi não pode ser repetitivo, o torcedor já viu de tudo e está sempre querendo uma inovação. Por isso o Caprichoso está sempre inovando', revela artista, Jairzinho Mendes, 35.
Um toque de ousadia nos módulos dá sempre um tempero à apresentação, faz o coração do torcedor bater mais forte e torna o espetáculo mais empolgante. Este ano, os artistas do boi Caprichoso fizeram da dificuldade financeira o mérito da ousadia. As equipes que confeccionam tribos e tuxauas também seguiram a tendência. '
Quem for mais ousado este ano leva o campeonato', avalia Juarez Lima, membro do Conselho de Arte, empolgado com a nova conceituação de apresentar o boi na arena e com a dedicação dos artistas na criação de movimentos nas alegorias que vão fazer explodir o bumbódromo.
O poder criativo que é característica particular do parintinense é notado em todos os setores. Sem revelar os segredos, os artistas destacam a inovação nos rituais que estão sendo finalizados para a composição do conjunto que precisa ser compacto, dinâmico e apresentar excelente plasticidade.
Somando-se às novidades introduzidas pelos artistas está a experiência adquirida em outras festas como o carnaval do Rio de Janeiro. Antes de reunir um grande projeto, o bumbá juntou um grupo muito bom de artistas que conseguiu montar a melhor estrutura alegórica de todos os tempos.

'
O grande segredo não está mais no movimento, mas no fator surpresa. Algo simples que a gente pode transformar em uma coisa apoteótica e o Caprichoso está cheio disso, pode esperar que vem chumbo grosso', afirma o artista parintinense Rossy Amoedo, 25, um dos destaques do carnaval carioca na escola de samba pela Beija-Flor, a campeã deste ano.
Para Karú Carvalho, a magia acrescenta às alegorias uma dose maior de emoção. '
Estou fazendo um trabalho que recorre a um lado meio mágico. Este ano vou transformar uma estrela em vitória-régia', contou. Karú é o responsável pela alegoria que vai exaltar o índio amazônico, um momento que será marcado por muita emoção.
O projeto do boi para as três noites de apresentação foi reavaliado recebendo ajustes embasados na experiência de pessoas com referência na festa como Gil Gonçalves, Simão Assayag, Veramilton Almeida e outros que estão contribuindo para o desenvolvimento do boi de arena. Sem perder a identidade regional o bumbá apresenta um projeto ousado e belo. '
O belo, o grandioso e o fantástico estarão juntos nas três noites de apresentação. O Caprichoso resumirá o seu espetáculo em três momentos, o indígena, o folclórico e o amazônico', revela Juarez Lima.
Os 22 itens estão sendo trabalhados para causar impacto seja na aparição , na cênica ou na dança corporal. Todos terão um momento especial com um forte para sensibilizar, emocionar e causar impacto pela nova estrutura de apresentação. A mudança será observada no comportamento dos itens, nas fantasias e novos métodos implantados este ano atendendo sempre o que pede o Regulamento. O apresentador do boi Arlindo Junior está fascinado com a nova forma de apresentar o boi.
O
regulamento do 38º Festival Folclórico de Parintins obrigou os bumbás a buscaram novas alternativas. No Caprichoso as alegorias atendem ao padrão exigido pelo Regulamento, ou seja, não podem ultrapassar 10 metros de altura e 3 metros e meio de largura.